São Paulo - O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo (Crea-SP) afirmou ontem que a instalação de quatro, e não cinco vigas previstas, é a principal hipótese para explicar as causas do acidente ocorrido na noite da última sexta-feira na BR-116 em que três pessoas ficaram feridas.

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A informação foi divulgada após representantes do conselho visitarem o local onde ocorreu o acidente, na rodovia Régis Bittencourt, em Embu (Grande São Paulo).

De acordo com o conselho, a instalação de uma viga a menos é um procedimento incorreto e inadequado. Uma das cinco vigas, entretanto, quebrou antes de ser instalada, durante o transporte. Para os engenheiros do Crea, como a quinta viga quebrou, nenhuma delas deveria ter sido instalada.

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Isso porque o cálculo do projeto é feito considerando as cinco vigas, e a amarração entre elas só é feita após a instalação de todas. "É como um quebra-cabeça", explicaram os engenheiros do conselho. Para eles, porém, a instalação de quatro vigas, e não cinco, não é um erro, mas é tecnicamente incorreto.

Anteriormente, Antônio Carlos Tosetto, coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea, já havia dito que acreditava que as vigas já apresentavam problemas antes da instalação.

"Acho que pelo menos uma viga já devia estar comprometida, mesmo que fosse imperceptível. Pode ter sido na montagem ou talvez até tenha levado um tombo", afirmou. Ele ainda acrescentou que será realizado um "levantamento de todos aqueles que participaram da obra, abrir um processo e apurar quem são os profissionais responsáveis".

As vigas, que pesam 85 toneladas e têm 40 metros de comprimento, haviam sido instaladas no começo da semana passada. Por volta das 21h15 de sexta, elas despencaram de uma altura aproximada de 20 metros e atingiram um caminhão e dois carros – um deles ficou totalmente destruído.

Em boletim divulgado na tarde de ontem, o Hospital Alvorada informou que a cirurgia na mão do ferramenteiro Carlos Fernando Rangel, 38, uma das três vítimas do acidente , foi agendada para a próxima sexta-feira.

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Investigação

O Ministério Público de São Paulo instaurou ontem um inquérito civil com o objetivo de apurar as causas do acidente do Rodoanel. O procedimento, a cargo da Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social, também vai verificar possível ato de improbidade administrativa por parte dos agentes públicos estaduais responsáveis pela obra.

Na Assembleia Legislativa de São Paulo, a bancada do PT pretende coletar ainda nesta semana assinaturas de deputados para aprovar a criação de uma CPI sobre as obras do Rodoanel. A decisão foi anunciada ontem.