O uso de plantas medicinais, fitoterapia, homeopatia, acupuntura e outras práticas terapêuticas alternativas também já foi autorizado nas unidades no Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de uma portaria assinada em maio. A partir da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), o Ministério da Saúde reconhece oficialmente a importância da chamada medicina não-convencional.
Entretanto, para o presidente do Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais, Roberto Leal Boorhem, é importante saber diferenciar a prática da fitoterapia da simples prescrição de medicamentos fitoterápicos. Segundo ele, hoje em dia os médicos não recebem nenhum tipo de preparação durante a faculdade a respeito desse tipo de medicamento. "A fitoterapia é uma técnica diferenciada e individualizada. Para que tenha resultados, o médico precisa conhecer drogas e extratos, e os riscos das interações entre medicamentos fitoterápicos e convencionais", alerta. Para o vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia do Paraná, Everson Augusto Krum, também é importante o esclarecimento da população. "As pessoas precisam saber que não devem deixar de tomar os medicamentos convencionais e que toda medicação deve ser administrada sob orientação".
O setor espera contar com diretrizes para o acesso seguro e o uso correto de medicamentos fitoterápicos depois da assinatura do decreto que estabeleceu a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, em 22 de junho. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) será responsável por monitorar e fiscalizar a comercialização, manipulação e distribuição dos medicamentos.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora