Cerca de 40 famílias que estão acampadas no meio da Rua Clóvis Boving, dentro do conjunto habitacional Moradias Cerâmica, no bairro Tatuquara, em Curitiba, passaram a noite na chuva. Até então, eles se protegiam em abrigos de lonas, arrancados pela chuva forte que atingiu a região na noite deste sábado (2).
De acordo com a representante das famílias, Luzia Andrade, o grupo ficou sem roupas e colchões e também teve parte dos móveis destruídos. As cerca de 30 crianças que estavam no acampamento foram recolhidas por residentes das casas vizinhas. "O temporal descobriu todas as barracas, deixou idosos e crianças molhados, sem ter para onde ir. Os colchões ficaram puro barro e agora não sabem o que fazer", explicou.
Segundo Luzia, desde semana passada as famílias estariam aguardando um retorno da Companhia de Habitação Popular (Cohab) de Curitiba para ordenar a situação, o que não teria ocorrido até este domingo (3).Outro lado
A prefeitura de Curitiba informou que o acordo feito entre as pessoas desabrigadas e a secretaria municipal da Cohab foi de cadastrar e identificar os casos de cada família para ver se atendem ao programa de habitação. A divulgação dos resultados da análise dos casos não tem data oficial para ser divulgada.
Entenda o caso
No dia 18 de janeiro, as famílias ocuparam a rua do conjunto habitacional. As cerca de 100 pessoas, entre elas 30 crianças, prometeram ficar no local até conseguirem um lugar para morar. O grupo chegou a invadir 131 residências no conjunto no dia 17 de janeiro após pegar as chaves das casas na sede da construtora responsável, localizada na mesma área. Cinco dias depois, a Guarda Municipal desocupou as casas, sem registro de violência.