Jundiaí do Sul Cerca de 200 policiais militares desocuparam ontem pela manhã a fazenda Ribeirão Bonito, na divisa dos municípios de Jundiaí do Sul, Ribeirão Bonito e Abatia, no Norte Pioneiro. A fazenda foi invadida na madrugada do último sábado, por cerca de 200 famílias ligadas ao Movimento dos Agricultores Sem Terra (Mast).
Na terça-feira, a justiça de Ribeirão do Pinhal concedeu a reintegração de posse dos quase dois mil hectares da área. A propriedade pertence ao ex-senador e ex-ministro da Agricultura José Eduardo de Andrade Vieira. Boa parte da área está ocupada com pastagens. Para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a fazenda é produtiva.
A operação começou por volta das 5h30 e terminou por volta das 11 horas. Foram mobilizados militares de Maringá e Rolândia, além do Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e Polícia Civil. Não houve apreensões de armas. Ninguém foi preso. "Eles já sabiam da decisão judicial que ordenava a retirada", comentou o major Airton Sérgio Diniz, do 2.º Batalhão de Polícia Militar. Não havia mais crianças entre as famílias. As famílias foram levadas para Jundiaí do Sul e Guapirama.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora