Doações
De acordo com a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, as cidades de Pinhais, Colombo e Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, e Rio Negro, União da Vitória, General Carneiro e Porto Amazonas, na região Sul, estão recebendo doações. As pessoas podem doar móveis, alimentos não-perecíveis, colchões, cobertores, roupas, entre outros. A orientação é procurar a Defesa Civil de cada município.
Em Pinhais, as doações podem ser entregues no Terminal Metropolitano e na Secretaria de Obras (Rua Carlos Drummond de Andrade, 166. Telefone: 3912-5118).
Em Colombo, os donativos devem ser entregues no posto do Corpo de Bombeiros (Rua Felícia Kanya, 797. Telefone: 3675-1238).
Em Piraquara, as doações podem ser deixadas nas secretarias municipais de Obras e Ação Social. Mais informações pelo telefone (41) 3673-8583.
Em Rio Negro, é preciso ligar para a Defesa Civil. O telefone é (47) 3642-3280.
Para fazer doações em União da Vitória, basta entrar em contato com a Defesa Civil, pelo telefone (42) 3522-4748.
Em General Carneiro, mais informações pelo telefone (42) 3552-1441.
Já em Porto Amazonas, o contato é pelo telefone (42) 3256-1122.
Participe
Se você está em uma das regiões atingidas ou conhece alguém que sofreu algum dano com a chuva que vem provocando estragos em várias regiões do Paraná desde quinta-feira (22), deixe seu comentário no formulário abaixo e envie imagens para a Gazeta do Povo.
Seu texto ou imagem poderá ser publicado pela redação da Gazeta do Povo. Só serão publicadas as informações com nome e sobrenome, telefone, cidade, país e e-mail.
Ao enviar fotos ou vídeos, você concede à Editora Gazeta do Povo S.A, com sede na Rua Pedro Ivo, 459, Centro, Curitiba, Paraná, Brasil, inscrita no CNPJ 76.530.047/0001-29, o direito de publicar o material a título de divulgação. Participe!
Em Pinhais, escolas suspenderam as aulas e moradores contabilizam o prejuízo causado pelas chuvas.
- RPC TV
A partir desta segunda-feira (26) até quarta-feira (28), 61 famílias que vivem na Vila Higienópolis às margens do rio Atuba, no Bairro Alto, em Curitiba, serão transferidas para o condomínio Moradias do Faxinal, no bairro Santa Cândida. A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) está realizando a mudança em caráter emergencial porque essas famílias foram afetadas pelas chuvas que caem no Paraná desde a última quinta-feira (22).
A realocação ainda não havia acontecido porque a estação de tratatamento de esgoto das residências, feita pela Sanepar, não está pronta. Para permitir a mudança, a Cohab elaborou uma solução temporária: o esgoto vai ser escoado para uma fossa, que será esgotada por caminhões.
Obras
O Moradias do Faxinal terá 415 casas e vai receber famílias que moram nas Vilas Paraíso e Higienópolis. Ao todo, são 512 famílias que vivem em situação irregular na área: muito próximas ao rio Atuba e embaixo de fios de alta tensão da rede elétrica.
As famílias escolhidas para se mudarem para o condomínio são as que vivem a 15 metros da margem do rio. Até maio, mais 38 famílias devem ser acomodadas. A transferência dessas pessoas será gradativa e as famílias que não se mudarem terão a situação no bairro regularizada.
Chuvas
As chuvas que caem no Paraná desde quinta-feira (22) já afetaram 41 municípios. O último balanço da Defesa Civil - divulgado na manhã desta segunda-feira (26) - dava conta de que 244 mil pessoas no Paraná foram afetadas pela chuva, dessas 10 mil ficaram desabrigadas e desalojadas no estado.
Em Curitiba, 3.679 pessoas foram afetadas. Além disso, 406 casas foram atingidas e 35 pessoas estavam desabrigadas.
Cidades afetadas
Os 41 municípios afetados entre quinta-feira e domingo eram: Curitiba, Almirante Tamandaré, Cascavel, Pato Branco, Palmas, Francisco Beltrão, Barracão, Araucária, São José dos Pinhais, General Carneiro, Marmeleiro, Colombo, Salgado Filho, Campo Mourão, Vera Cruz do Oeste, Santa Tereza do Oeste, Pinhais, Manfrinópolis, Chopinzinho, Morretes, Rio Branco do Sul, Prudentópolis, Campina Grande do Sul, Bom Jesus do Sul, São Jorge do Oeste, Piraquara, Paranaguá, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Irati, Céu Azul, Imbituva, Flor da Serra do Sul, Manoel Ribas, União da Vitória, Porto Amazonas, Guaratuba, São João, Quatro Barras, Teixeira Soares e Braganey.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora