A formação de um ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul na segunda-feira (26) vai trazer mais chuva para o Paraná. De acordo com o meteorologista Tarcizio Valetim da Costa, do Instituto Tecnológico Simepar, o fenômeno origina uma nova frente fria que deve provocar temporais na maior parte do estado. A chuva que caiu nos últimos dias obrigou 9 mil pessoas a abandonar suas casas em 27 cidades do estado.
Segundo a previsão do Simepar, nas regiões Oeste e Sudoeste as chuvas ocorrem já nas primeiras horas do dia e gradativamente avançam para os demais setores do estado. Em Foz do Iguaçu as temperaturas variam entre 20°C e 26°C. No litoral e na região metropolitana de Curitiba o tempo deve permanecer fechado durante todo o dia. Há possibilidade de chuva leve já pela manhã se intensificando no período da tarde. Na capital os termômetros registram mínima de 16°C e máxima de 24°C.
Nas regiões Norte e Noroeste o Sol aparece pela manhã e o tempo fica abafado, antes da chegada da chuva. Em Londrina a temperatura varia entre 18°C e 31°C. Ainda de acordo com o Simepar, os temporais terão ventos fortes e descargas elétricas. Na terça-feira (27) as chuvas diminuem de intensidade, mas ainda atingem as regiões Leste, Norte, Noroeste e central. Estragos
As chuvas que caíram no estado desde a última quarta-feira (21) afetaram 225 mil pessoas em 27 cidades. De acordo com a Defesa Civil, mais de 9 mil pessoas tiveram que deixar suas casas, 1.325 foram para abrigos e o restante para casa de parentes e amigos. Pinhais, na região metropolitana, e Francisco Beltrão, no Sudoeste, decretaram estado de emergência.
Em todo o estado, quase 3 mil residências foram inteira ou parcialmente destruídas. Até este domingo (25), o Corpo de Bombeiros ainda não havia localizado uma pessoa que desapareceu na região do Rio Atuba, na divisa de Curitiba com os municípios de Colombo e Pinhais.
Veja no mapa as áreas afetadas pela chuva no Paraná na última semana