Turistas roubados
O feriado de Tiradentes começou com um assalto a um ônibus de turismo em Campo Largo, na região metropolitana. Por volta das 0h30 de quarta-feira (21), trinta pessoas que viajavam em direção ao Paraguai foram assaltadas por quatro ladrões armados. Segundo a Polícia Militar (PM) , cerca de R$ 40 mil foram roubados pelos criminosos.
O feriado de Tiradentes não foi prolongado, no entanto, em apenas um dia de recesso, foi registrado um número elevado de assassinatos na capital e na região metropolitana (RMC). Entre 0h de quarta-feira (21) e 6h desta quinta-feira (22), ocorreram 13 mortes violentas na Grande Curitiba, segundo dados divulgados pelo Instituto Médico Legal (IML).
Ao todo, foram nove mortes em Curitiba: quatro vítimas morreram em hospitais e cinco em vias públicas dos bairros Sítio Cercado, Prado Velho, Parolin e Cajuru. Na RMC, ocorreram crimes fatais em São José dos Pinhais, Rio Branco do Sul, Almirante Tamandaré e Piraquara.
Na noite de quarta, por volta das 18h, Ronaldo Adriano de Jesus, 33 anos, foi morto em frente a uma residência na Rua José Demeterco, Cajuru. A Delegacia de Homicídios (DH) informou que dois motoqueiros pararam em frente ao local em que o homem estava. Um deles teria descido do veículo e atirado seis vezes contra a vítima. Familiares contaram à polícia que Jesus havia saído da prisão há cerca de uma semana. Outro ex-presidiário foi morto no feriado em Almirante Tamandaré. Daniel Arantes, 30, morreu depois de receber cinco tiros em uma via do Jardim Apucarana. A delegacia local vai investigar o crime.
No bairro Sítio Cercado, em Curitiba, ocorreram dois homicídios. Uma mulher de 25 anos e um rapaz de 20 foram assassinados a tiros na região. Os dois casos ocorreram em um intervalo de cerca de quatro horas e podem estar relacionados com o tráfico de drogas. A Polícia Civil vai buscar os autores dos crimes.
Aumento do número de homicídios
Na última terça-feira (20), a Secretaria Estadual da Segurança Pública (Sesp-PR)divulgou os números da violência em todo o estado, relativos ao ano de 2009. O relatório oficial mostrou que, em Curitiba e região, houve um crescimento de 20,4% na quantidade de homicídios em comparação com os dados de 2008. Durante todo o ano passado, foram 1.523 crimes fatais registrados pelas autoridades.
Os números oficiais do primeiro trimestre deste ano ainda não foram divulgados, no entanto, um levantamento da Gazeta do Povo, baseado nos dados do IML, mostra que os três meses iniciais de 2010 registraram mais mortes violentas do que no mesmo período de 2009. Ao todo, janeiro, fevereiro e março somaram 576 assassinatos.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora