Um dos maiores eventos do Dia do Trabalho na Região Metropolitana de Curitiba ocorre no Parque de São José dos Pinhais, a partir das 9h de terça-feira (1º). A 11ª edição do 1º de Maio Solidário da Força Sindical do Paraná traz shows, uma apresentação de dança, a tradicional missa com o Padre Reginaldo Manzotti e um ato político, cujo tema de 2012 será "menos juros e mais salários". O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado e também terá brinquedos para as crianças, ações de cidadania, e um amplo espaço de praça de alimentação.
Para esta edição são esperadas mais de 140 mil pessoas. Quem for ao Parque ainda pode concorrer ao sorteio de prêmios, trocando um quilo de alimento não-perecível por um cupom ou ainda um agasalho por três cupons. Serão sorteados cinco automóveis 0 km, dez motos, dez televisores, dez computadores e dez geladeiras. Os alimentos arrecadados serão doados a instituições de caridade e os agasalhos terão como destino a Campanha do Agasalho Espalhe Calor 2012.
Romaria
A Arquidiocese de Curitiba e a Pastoral Operária promovem a Romaria do Trabalhador na mesma data. A concentração será na Capela Nossa Senhora Aparecida, em Vila das Torres, às 9h, e segue da Rua Guabiruba até o Teatro Paiol. Nesse ano, a Central Única dos Trabalhadores do Paraná (CUT-PR) participa de eventos junto a outras entidades durante a semana do feriado. "Optamos por unir forças e fortalecer as atividades para facilitar a descentralização dos atos e atingir um número maior de cidades", diz Gibran Mendes, jornalista da CUT-PR. Em Curitiba, a organização participa da Romaria do Trabalhador, que terá seis temas, entre os quais a precarização do trabalho e as consequências para a saúde do trabalhador.
Eventos relacionados
A CUT-PR também apoia eventos nas cidades de Cianorte, Cruzeiro do Oeste e Umuarama antes do feriado. No sábado (28), uma carreata passa pelo centro de Cianorte a partir das 7h30, com caminhão de som e distribuição de panfletos informativos sobre o Dia do Trabalhador e seu significado. Em Cruzeiro do Oeste, outra carreata ocorre na segunda-feira (30), com início às 8h. No mesmo dia, em Umuarama, haverá evento similar. A concentração será às 11h em frente à fábrica da Zaeli Alimentos, até às 13h, quando a carreata segue para o centro da cidade para a divulgação da data.
Em Ponta Grossa, o Sindicato dos Metalúrgicos realiza a 14ª Festa do Trabalhador, também com o apoio da CUT-PR. Será no Clube do Trabalhador, Núcleo Santa Luzia, com início para as 8h do dia 1º de maio. Haverá torneio de futebol, pescaria, atividades para as crianças, distribuição de prêmios, churrasco, show e o sorteio de um Fusca.
Litoral
A União Geral dos Trabalhadores do Paraná (UGT-PR) apoia a 6ª Grande Festa do Trabalhador em Paranaguá, junto a outras centrais sindicais e a prefeitura do município. O evento começa às 8h de terça-feira (1) na Praça de Eventos 29 de Julho, em frente ao Mercado Municipal. Junto ao evento ocorre também a 11ª Corrida Rústica Nacional do Dia do Trabalhador e a 3ª Semana Municipal de Segurança e Saúde no Trabalho. Haverá missa católica às 10h30, shows e sorteio de prêmios.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora