A mudança no regulamento de instalação de painéis publicitários nas ruas de Curitiba vai tentar diminuir as irregularidades existentes hoje na cidade. É o que afirma o diretor do Departamento de Uso do Solo da Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU), Roberto Marangon. Mesmo com três equipes de fiscalização nas ruas, não há um controle do número de letreiros e outdoors irregulares na cidade, que, de acordo com Marangon, são muitos.

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"A parceria com o Sindicato das Empresas de Publicidade Externa (Sepex) é justamente para controlar as irregularidades. A secretaria atende a alguns pedidos da classe para reduzir a poluição visual e, em troca, as empresas se comprometeram a não instalar placas irregulares. Se todos se adequarem à lei, haverá uma melhoria muito grande na harmonia visual da cidade", afirma.

O presidente do Sepex, Romerson Faco, reconhece as irregularidades cometidas pelas empresas de publicidade externa. "Boa parte das mídias externas está irregular, não só das empresas específicas, mas também de painéis particulares", afirma. Segundo o sindicato, atualmente são 280 empresas de publicidade externa em Curitiba.

Publicidade

Assim que a lei entrar em vigor, as empresas terão 90 dias para adequar os outdoors e painéis às novas regras. De acordo com o coordenador de Fiscalização de Publicidade da SMU, Alfredo Sugamosto, está sendo feito um mapeamento dos locais irregulares. "Estamos esperando o decreto para iniciar um combate mais intenso às irregularidades. Já as novas publicidades instaladas só serão permitidas dentro das novas normas", alerta. (TB)