O Fórum Brasileiro de Segurança Pública é uma organização não-governamental que, pelo terceiro ano consecutivo, divulga estatísticas sobre a segurança nos 27 estados brasileiros. Os dados são obtidos a partir do levantamento das informações obtidas na Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), nas secretarias de segurança dos estados, no Sistema Único de Saúde (SUS), na Secretaria do Tesouro Nacional e no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O objetivo é dar mais transparência às estatísticas de segurança pública no país. O problema é que nem sempre as unidades da federação conseguem repassar os dados solicitados, seja porque não os têm ou porque precisam melhorar a qualidade das informações recolhidas no geoprocessamento.
Todas as 27 unidades da federação deixaram de passar algum dado ao Fórum. Por isso os estados foram divididos em dois grupos: os que têm um sistema de dados mais eficiente e os que precisam melhorar (grande parte da região Norte e Nordeste). "Os dados do primeiro grupo são bastante homogêneos", explica o coordenador do Fórum, Renato Sérgio de Lima. Apesar de o Paraná, São Paulo e Distrito Federal estarem no primeiro grupo, junto com o Acre eles foram os estados que mais omitiram informações.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora