Os vereadores de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, encaminharam ao governo do estado na terça-feira (14) um requerimento, aprovado por unanimidade na Câmara, pedindo a intervenção da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) na cidade. As autoridades municipais estão preocupadas com a violência e o déficit de efetivo policial na cidade e pedem auxílio estadual e federal para conter o avanço da criminalidade.
Somente este ano foram registrados 189 homicídios em Foz. A maioria das vítimas é de jovens com até 24 anos, envolvidos com o tráfico ou consumo de drogas.
"Se eles (governo) acharem que não é necessário o reforço, então que encaminhem mais policiais e viaturas para atender permanentemente a fronteira", diz o vereador Geraldo Martins (PT), autor do requerimento. Martins explica que o requerimento foi encaminhado ao Palácio Iguaçu porque, conforme o decreto 5.289, que criou a FNSP, cabe aos governadores fazerem o pedido formal ao Ministério da Justiça.
Para o vereador, é inadmissível uma cidade turística como Foz do Iguaçu com a média de um milhão de turistas por ano acumular altos índices de criminalidade. "A insegurança se instalou na cidade de uma forma que a sociedade tem medo de sair às ruas", salienta.
Ainda segundo o vereador, outro fato que contribuiu para agravar a violência é a migração dos trabalhadores informais, que carregavam mercadorias do Paraguai, para o crime organizado, após a queda nas vendas com o cerco feito pelo governo federal ao contrabando.