Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Inverno

Frio provoca duas mortes no Paraná

As temperaturas abaixo de zero registradas em algumas regiões do Paraná já provocaram duas mortes no estado. Em Curitiba, na madrugada desta terça-feira (28), Josué Cabral dos Santos, de 67 anos, sofreu uma hipotermia seguida de sete paradas cardíacas, após passar a noite do lado de fora de casa, no bairro Portão. Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, Sérgio Olinek, de 43 anos, morreu na tarde de segunda-feira (27), vítima de hipotermia, quando a temperatura do corpo fica abaixo dos 35°C.

De acordo com a filha de Josué, Silvana Cabral dos Santos, de 42 anos, o pai teria saído para beber em um bar próximo à residência onde mora e, ao voltar para casa, não conseguiu entrar e passou a noite do lado de fora. Como estava com roupas leves, inclusive vestindo uma bermuda, ele não resistiu à temperatura de -0,9°C e sofreu sete paradas cardíacas, segundo os socorristas do Samu que tentaram resgatá-lo pela manhã.

Os médicos tentaram aquecê-lo na tentativa de reanimar a vítima, mas a morte foi constatada ainda no local. Silvana ainda explicou que o pai sofria de alcoolismo. O Instituto Médico Legal (IML) aguardava a chegada do corpo para a perícia.

Em Ponta Grossa, a temperatura na segunda-feira chegou a -1°C. Segundo familiares, Sérgio Olinek foi encontrado por volta das 7h da segunda-feira na rua. Ele estava caído nas proximidades da sua residência, na Vila Margarida, região Norte da cidade, e foi socorrido pelos vizinhos. Ele chegou a ser levado até a Santa Casa de Misericórdia, mas não resistiu.

IML descarta morte

O IML descartou, nesta terça-feira, que a morte de João Aldemir Hoffman, de 51 anos, no Pilarzinho, tenha sido provocada pelo frio. Segundo o IML, Hoffman sofreu um infarto e apresentava escoriações na cabeça, provavelmente porque a vítima teria se batido quando sofreu o ataque cardíaco.

Segundo a mulher de João,Célia Hoffman, o marido saía para beber com frequência e agentes da Fundação de Ação Social (FAS), órgão da prefeitura de Curitiba, sempre o encaminhavam até a residência, na Rua José Ribeiro de Cristo.

Nesta madrugada, ele foi para casa por volta de 00h30, mas logo depois voltou a sair de casa. Pela manhã, Hoffman foi encontrado em um terreno que fica do outro lado da casa onde morava. Célia diz que o marido estava agasalhado no momento que saiu de casa. Ele também tinha uma das pernas amputadas e por isso apresentava dificuldade de locomoção.

Assim como a Josué Cabral dos Santos, João Aldeir Hoffman também sofria de alcoolismo.

Madrugada gelada

Pelo segundo dia consecutivo, houve quebra de recorde de temperatura no Paraná. Os termômetros marcaram -6,1ºC em Guarapuava, na região Centro-Sul do estado, na madrugada desta terça-feira (28). Essa foi a menor temperatura registrada nos últimos 11 anos no estado, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar. Uma massa de ar polar causou a queda nas temperaturas no Paraná.

Temperatura mais baixa do que a de Guarapuava nesta terça-feira havia ocorrido no ano 2000. Os termômetros marcaram - 6,4ºC em Palmas, no Sul do Paraná, naquele ano. Antes do recorde desta terça-feira, os termômetros tinham atingido -3,4ºC no distrito de Entre Rios, na região de Guarapuava,, na madrugada de segunda-feira (27).

Outras cidades que registraram temperaturas negativas foram Ponta Grossa, Cascavel, Palotina, Palmas, Fernandes Pinheiro, Lapa, Campo Mourão, São Mateus do Sul, Pinhão, Pato Branco, Francisco Beltrão e General Carneiro.

Curitiba também teve temperatura negativa. Os termômetros marcaram -0,9ºC nesta manhã na capital e esse foi o recorde do ano. A mínima registrada na segunda-feira foi de 0,2ºC.

Próximos dias

Áreas de instabilidade estão se formando no Paraná e há previsão de chuva para a quarta-feira (29). Com isso, a tendência é de que as temperaturas mínimas se elevem um pouco: em média, devem subir entre 5ºC e 6ºC no estado. O tempo deve seguir instável no Paraná até sábado (2).

Em Curitiba, as temperaturas devem variar entre 4°C e 16°C na quarta-feira. A possibilidade de geada não foi descartada e há previsão de pancadas de chuva durante a noite.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.