Um corpo foi encontrado no bairro Pilarzinho, em Curitiba, na manhã desta terça-feira (28). A suspeita inicial era de que o homem tivesse morrido por causa do frio, mas a perícia relizada no Instituto Médico Legal (IML) apontou que ele sofreu um infarto. Curitiba teve temperatura negativa nesta madrugada. Os termômetros marcaram -0,9ºC nesta manhã na capital e esse foi o recorde do ano.
A Polícia Militar (PM) recebeu a informação sobre o corpo de João Aldemir Hoffman, de 51 anos, por volta das 9 horas. Segundo a PM, não havia marcas de tiro ou de agressões no corpo, que foi localizado na Rua José Ribeiro de Cristo. Exames feitos no IML horas depois constataram que ele sofreu um infarto.
Segundo a mulher de João, Célia Hoffman, o marido saía para beber com frequência e agentes da Fundação de Ação Social (FAS), órgão da prefeitura de Curitiba, sempre o encaminhavam até a residência.
Nesta madrugada, ele foi para casa por volta de 00h30, mas logo depois voltou a sair. Pela manhã, Hoffman foi encontrado em um terreno que fica do outro lado da casa onde morava. Célia diz que o marido estava agasalhado no momento que saiu de casa. Ele também tinha uma das pernas amputadas e por isso apresentava dificuldade de locomoção.
João Aldeir Hoffman também sofria de alcoolismo.
Abrigo
Com o frio, aumentou a procura para passar a noite no abrigo da FAS, no Centro de Curitiba. Ao todo, 316 pessoas foram atendidas entre a noite de segunda-feira (27) e a manhã desta terça-feira (28).
O abrigo tem a capacidade para atender 250 pessoas. Colchões e cobertores foram colocados no chão porque faltaram camas. O local abrigou 266 pessoas. Outras 50 foram encaminhadas para um albergue que tem parceria com o órgão. Todas as pessoas que procuraram a FAS foram abrigadas.
A FAS recebe homens e mulheres para pernoite e oferece banho, cama e refeição. Há dois modos de conseguir a vaga: algumas pessoas são recolhidas das ruas pelos próprios agentes de resgate social enquanto outras procuram o abrigo espontaneamente.
A lotação do abrigo da FAS também foi atingida entre a noite de domingo (26) e a manhã de segunda-feira. Naquela oportunidade foram atendidas 298 pessoas.
Para continuar atendendo, a FAS aceita a doação de cobertores e roupas, principalmente. Mais informações sobre como doar podem ser obtidas pelo telefone 156 ou Disque-Solidariedade.