Os funcionários da Santa Casa de Colombo, na região metropolitana de Curitiba, entraram em greve na manhã desta sexta-feira (23) em protesto contra o atraso no pagamento dos salários. A paralisação atinge os auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem e funcionários que trabalham na limpeza e na cozinha da Santa Casa. Os médicos não participam do movimento.
Apesar da greve, a Santa Casa está funcionando nesta sexta-feira, mas com os serviços reduzidos. De acordo com o Sindesc (Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Curitiba e Região Metropolitana), 50% dos funcionários pararam pela manhã. Como trabalham por turnos, todas as 109 pessoas representadas pelo sindicato devem aderir à paralisação.
"Eles (funcionários) recebem salários diretamente da Santa Casa. Desde de o ano passado vêm acontecendo atrasos, mas foi feito um acordo para a empresa pagar sempre no dia 20 de cada mês, só que nos dois últimos meses o pagamento atrasou novamente. Nesse mês o pagamento está previsto para o dia 30", afirmou a presidente do Sindesc, Isabel Cristina Gonçalves.
Na tarde desta sexta-feira, às 16 horas, está marcada uma reunião da Delegacia Regional do Trabalho (DRT) para discutir o assunto. "Os funcionários estão querendo suspender o acordo. Se isso acontecer, a empresa é obrigada a voltar a pagar o salário no 5º dia útil de cada mês, como prevê a lei", explicou Isabel.
A dirigente sindical teria uma reunião, na manhã desta sexta, com a diretora de recursos humanos da Santa Casa, para falar sobre o assunto dos salários atrasados.