A Fundação Cultural de Curitiba (FCC), por meio da assessoria de comunicação, informou que vai liberar ainda nesta sexta-feira (11) a verba de apoio para as três escolas de samba habilitadas pelo edital de chamamento público, lançado no ano passado. Os recursos, de acordo com a fundação, estarão disponíveis a partir de segunda-feira (14).
O dinheiro deveria ter sido disponibilizado em outubro do ano passado, mas, por causa de trâmites burocráticos, o processo de liberação ficou parado. Com a mudança de comando na prefeitura, a nova administração assumiu o imbróglio e agora corre para normalizar a situação.
"Sabemos que o prejuízo é irreparável, mas estamos trabalhando intensamente para reduzir o impacto desse atraso, inclusive oferecendo outras formas de apoio às escolas, além do financeiro", disse, em nota, o presidente da FCC, Marcos Cordiolli.
Nova chance
Das sete escolas de samba de Curitiba, apenas três foram habilitadas a receber o repasse da verba de apoio: Acadêmicos da Realeza, Embaixadores da Alegria e Mocidade Azul. As outras quatro três do grupo especial e uma do grupo de acesso não foram aprovadas no mesmo edital porque, segundo o presidente da Comissão do Carnaval 2013, Jaciel Teixeira, "não estavam com as contas em dia".
Conforme o presidente, um novo edital, no entanto, deve ser lançado nos próximos dias para possibilitar que as escolas que ficaram de fora do repasse da verba possam ter uma nova chance. "Vai receber o dinheiro quem está com as contas em dia, então vamos lançar um novo edital para dar mais uma oportunidade para quem foi reprovado pelo primeiro edital. Se elas se adequarem, vamos efetuar o repasse o mais rápido possível", informou.