A queda de quatro torres de transmissão de energia elétrica no Paraná, em decorrência da forte ventania que atingiu ontem (24) o estado, não resultou em qualquer perda de carga no Sistema Interligado Nacional, informaram o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a empresa Furnas, responsável pelas torres.
De acordo com Furnas, quatro torres do circuito 3, da Linha de Transmissão Foz do Iguaçu-Ivaiporã (765 quilovolts), foram derrubadas nas proximidades do município de Cafelândia, durante tempestade com fortes rajadas de vento. Em nota, a empresa informou que "o perfeito funcionamento do sistema de proteção de Furnas impediu qualquer interrupção no fornecimento de energia elétrica para o consumidor, bem como forneceu dados necessários à precisa e imediata localização do ponto de falta".
Os trabalhos de identificação e de desmontagem das torres já foram iniciados. Aproximadamente 140 técnicos estão no local para dar sequência aos trabalhos de recomposição, que devem ser concluídos em até dez dias.
Segundo o ONS, o abastecimento de energia não foi prejudicado em nenhuma localidade. Como é comum nessa época do ano a ocorrência de temporais, há muitas medidas preventivas de segurança que evitam dificuldades para o sistema, após ocorrências como a de ontem. Conforme informou Furnas à Agência Brasil, o problema é que, apesar da expertise para lidar com as características climáticas da região, "ventos atípicos e de intensidade maior do que a comum" têm sido registrados na região ao longo deste ano.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora