O 10.º Desafio Intermodal de Curitiba reunirá diferentes modais de transporte para avaliar qual a forma mais eficiente de se locomover pela cidade no horário de pico, entre 18h e 19h, nesta sexta-feira (23). O evento consiste em uma comparação entre os diferentes meios de transporte, saindo às 18h do Centro Politécnico da UFPR, no Jardim das Américas, e terminando em frente ao prédio histórico da universidade, na Praça Santos Andrade, no Centro.
Os desafiantes podem escolher o caminho que julgarem melhor, mas devem passar por um ponto intermediário, no Escritório Verde da UTFPR, antes de partirem para o ponto final. Haverá uma tenda com telão para que os participantes possam encontrar mais facilmente o local exato da chegada. No ponto de partida, eles receberão uma camiseta e o equipamento de monitoramento que deverá ser devolvido no ponto de chegada.
O evento é organizado pelo programa Ciclovida da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em parceria com a prefeitura de Curitiba, os cursos de Engenharia Civil e Arquitetura da universidade e os Institutos Lactec. Os participantes serão monitorados em tempo real por meio do equipamento de rastreamento zTrax, que funciona como um GPS.
A localização será transmitida em um telão, na Praça Santos Andrade, e também no site do sistema (www.ztrax.com.br)
Eficiência
O objetivo do desafio é avaliar, em um percurso de aproximadamente dez quilômetros, qual o meio de transporte mais eficiente para se deslocar no horário de pico em um grande centro urbano, utilizando três quesitos de avaliação: tempo de deslocamento, custos para o usuário e emissão de poluentes.
Os dados, coletados ao longo do percurso, resultarão em médias, que somadas, indicarão o modal mais eficiente. Ao final do desafio, os participantes devem responder a um questionário sobre a experiência, avaliando pontos sobre a infraestrutura urbana, como ciclovias, iluminação pública, sinalização, calçadas, pontos de maior congestionamento e educação no trânsito. Após o evento, será disponibilizado um relatório com os dados de avaliação e resultados, que será utilizado pela Setran.
Além do desafio anual de Curitiba, a metodologia do Desafio Intermodal virou conteúdo dos cursos de graduação em Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da UFPR, e também da rede municipal de ensino, como ferramenta para o ensino de ciências.