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TESTES

Pneus de ônibus de Curitiba serão monitorados para traçar perfil de motoristas

Equipamentos de telemetria serão instalados em seis veículos para traçar perfil dos motoristas no volante | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Equipamentos de telemetria serão instalados em seis veículos para traçar perfil dos motoristas no volante (Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo)

Seis ônibus que circulam em Curitiba e Região Metropolitana foram equipados com aparelhos de telemetria nos pneus para traçar um perfil da condução dos motoristas e ajudar a reduzir acidentes e o consumo desse insumo. O projeto é da empresa Michelin e a capital paranaense é a primeira do Brasil a recebê-lo no transporte coletivo urbano. A medição deve ser realizada até o fim do ano.

As linhas em que os testes serão realizados não foram divulgadas. Mas os equipamentos foram instalados em veículos da Viação São José, dois deles rodando em Curitiba e quatro em São José dos Pinhais. De acordo com Rodrigo Santiago, responsável pelas relações institucionais da fornecedora de pneus, os testes visam em primeiro lugar aumentar a segurança no trânsito.

“O fator humano está em 90% dos acidentes de trânsito. A ideia não é punir motoristas, mas trabalhar em conjunto para aumentar a segurança viária”, afirmou.

A medição em linhas urbanas do transporte coletivo é um desdobramento do projeto “Michelin Best Driver”, que durante três anos analisou o comportamento de motoristas de carros particulares por meio de equipamentos de telemetria instalados em seus veículos. Após o período de coleta de dados, as informações de aceleração, desaceleração e frenagem são cruzadas com o nível de desgaste dos pneus.

Em nota, a Viação São José disse ver com bons olhos os testes para poder observar o perfil de condução dos motoristas, reduzir acidentes e ainda dar mais vida útil aos pneus. Em um ônibus padrão, como os alimentadores, os pneus dianteiros rodam de 60 a 70 mil quilômetros. Já os traseiros rodam 45 mil quilômetros e mais 45 mil após uma recauchutagem. Esses insumos fazem parte do cálculo tarifário. De acordo com a planilha divulgada pela Urbs em seu site, os pneus entram no ítem “rodagem”, cujo peso é de 11,55% na tarifa técnica que hoje é de R$ 3,6653.

Os ônibus de Curitiba e região já contam com equipamentos de telemetria que medem, por exemplo, a velocidade média de condução. Os instalados pela Michelin, entretanto, são específicos para os pneus.

Público ou privado?

O início dos testes foi divulgado pelo atual prefeito e candidato à reeleição Gustavo Fruet (PDT) devido à Semana Nacional do Trânsito. O texto publicado por Fruet no último domingo dizia que o projeto era uma parceria da Setran, Escola Pública de Trânsito (EPTran) e a Michelin. A reportagem apurou, entretanto, que a iniciativa faz mais parte de tratativas comerciais entre a fabricante de pneus e a Viação São José do que uma política pública para o setor. No texto, Fruet disse que a “intenção é medir a velocidade e a maneira do desgaste da borracha e gerar informações para melhorar a gestão e trazer economia”.

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