Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
densidade

Instituto americano lança novo ranking de cidades mais populosas

Tóquio, contando com as municipalidades vizinhas, contaria com uma população, hoje, de mais de 37,7 milhões de pessoas. | Fabiane Ziolla Menezes/Gazeta do Povo
Tóquio, contando com as municipalidades vizinhas, contaria com uma população, hoje, de mais de 37,7 milhões de pessoas. (Foto: Fabiane Ziolla Menezes/Gazeta do Povo)

O Demographia, centros de estudos urbanos dos Estados Unidos, lançou sua pesquisa anual sobre as cidades e centros urbanos mais densos e populosos do mundo – algumas vezes, a pesquisa considera mais de uma cidade um único espaço urbano. Os quatro primeiros colocados são os mesmos de anos anteriores: Tóquio-Yokohama (Japão); Jacarta (Indonésia; Délhi (que engloba a sede do governo indiano, Nova Délhi, e outras quatro cidades vizinhas: Faridabad, Ghaziabad, Noida, Gurgaon e Bahadurgarh ); e Seoul-Incheon (Coréia do Sul).

No caso de Tóquio e municipalidades vizinhas consideradas, são mais de 37,7 milhões de pessoas. Já em relação à densidade (relação entre número de habitantes e área ocupada), Dhaka, em Bangladesh, está em primeiro lugar, com 44,1 mil habitantes por quilômetro quadrado, seguida de Hyderabad (Paquistão), com 41,2 mil.

Hoje, 54,5% das áreas habitadas no mundo são consideradas urbanas, mas não necessariamente densas como uma cidade como Nova York. Na verdade, 70% da população mundial ainda vive em espaços urbanos com menos de 500 mil habitantes ou ainda em áreas rurais. Mais: quando consideramos apenas “blocos” de grandes concentrações populacionais no mundo, com mais de 8 mil pessoas, vemos que a população mundial concentra-se em apenas 1% da superfície terrestre.

A tendência, porém, é de concentração. Estima-se que 66% da população mundial vai morar em espaços urbanos até 2050. Até lá seremos, no total, 10 bilhões de pessoas.

Neste ano, o relatório do Demographia, que usa como base os dados da Organização das Nações Unidas e de instituições nacionais de estatística de cada país, abrangeu 56% da população urbana mundial, ou seja, 2,27 milhões de habitantes que vivem em 1.022 áreas urbanas e conurbações com mais de 500 mil residentes em todo o mundo. Ao todo, foram 1.744 cidades analisadas. O relatório também mostra que há, hoje, no mundo 36 megacidades, ou seja, espaços urbanos com mais de 10 milhões de pessoas.

Apenas uma cidade da latino-americana entre as dez mais populosas: São Paulo, que está no 10.º lugar. Cidade do México (México), Buenos Aires (Argentina), Rio de Janeiro (Brasil), Lima (Peru), Bogotá (Colômbia) ficaram, respectivamente, nas posições 12.ª, 21.ª, 26.ª, 29.ª, 38.ª.

O estudo também considerou as cidades com maior superfície. Nova York lidera nesse critério, com 11.600 quilômetros quadrados de área, seguida, em sua maioria, de outras cidades americanas.

As dez cidades mais populosas (incluindo municipalidades vizinhas e conurbações urbanas):

  1. Tóquio-Yokohama (Japão) - 37,7 milhões de habitantes
  2. Jacarta (Indonésia) - 31,3 milhões de habitantes
  3. Délhi (Índia) - 25,7 milhões de habitantes
  4. Seoul-Incheon (Coréia do Sul) - 23,5 milhões de habitantes
  5. Manila (Filipinas) - 22,9 milhões de habitantes
  6. Mumbai (Índia) - 22,8 milhões de habitantes
  7. Karachi (Paquistão) - 22,8 milhões de habitantes
  8. Xangai (China) - 22,6 milhões de habitantes
  9. Nova York (EUA) - 20,8 milhões
  10. São Paulo (Brasil) - 20,6 milhões

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.