Os táxis de Curitiba estão liberados para trafegar nas faixas exclusivas. O decreto que oficializa essa permissão foi assinado pelo prefeito Gustavo Fruet, na manhã desta quinta-feira (12). Utilizadas até o momento apenas para a circulação de ônibus, as faixas poderão ser utilizadas por táxis em qualquer hora do dia ou da noite, desde que o veículo esteja com passageiros. A medida, que vale a partir da publicação do decreto, não é válida para as canaletas de ônibus e não permite o embarque/desembarque de passageiros nas faixas exclusivas.
A permissão faz parte de um conjunto de medidas contidas para forçar melhorias no sistema atual, tentando fazer frente à chegada de plataformas como o Uber, Cabify e WillGo.
Durante o anúncio do pacote , Gustavo Fruet recebeu inúmeros questionamentos -- tanto de taxistas quanto de jornalistas -- sobre a regulamentação de serviços prestados em plataformas digitais. Ele reafirmou que é favorável à regulamentação, desde que isso ocorra sem prejuízos às categorias já estabelecidas.
“Somos favoráveis a todo tipo de nova tecnologia. Mas o que estamos discutindo aqui é a prestação de um serviço que é regulamentado há muito tempo e muito bem avaliado. Temos que garantir uma regulamentação [das novas plataformas], se não a cidade vira terra de ninguém”, afirmou o prefeito.
Questionado se a demora em uma regulamentação para o Uber não acaba contrariando um desejo da população, Fruet foi taxativo. “Parte da sociedade também lamenta que não pode comprar produto pirata na Rua das Flores e que não pode comprar no comércio ambulante. Vale ressaltar que todo aplicativo já pode utilizar a base de dados da prefeitura, que é aberta faz tempo“.
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Além da permissão para circular dentro das faixas exclusivas, outras providências para melhorar o serviço de táxi foram anunciadas. Entre elas, a previsão de implantação de ar-condicionado em 100% da frota (em até dois anos), um sistema de pontuação (dentro de 90 dias) e a ampliação da quantidade de paradas livres nos pontos semi privativos da cidade. O acréscimo será de 97 vagas. Atualmente, a cidade tem 974 vagas para táxis em pontos semi privativos e 1.105 em paradas livres.
O serviço de táxi executivo que já é prestado, obrigatoriamente, com veículos com cinco portas, ar-condicionado e air-bag duplo, também passará por mudanças. Em até dois anos, esses táxis terão de ter um motor com, no mínimo, 1800 cilindradas e uma distância de, pelo menos, 2,65 entre os dois eixos -- ou seja, ou carro maior e mais confortável. Os motoristas desses carros terão de usar roupa social, com gravata.
A vestimenta dos taxistas em geral também será padronizada. Em até 120 dias, todos os taxistas -- homens e mulheres -- terão de trabalhar com vestimenta social em cores específicas.
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O evento desta quinta contou com a presença de vereadores ligados aos taxistas, como Chico do Uberaba (PMN) e Jairo Marcelino (PSD), além de sindicatos de taxistas, que cobram um posicionamento claro de Fruet com relação à proibição de aplicativos como o Uber, chamados por eles de “transporte clandestino”. O líder do prefeito na Câmara, vereador Paulo Salamuni (PV), também acompanhou a cerimônia.
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