Nesta terça-feira (13), o aplicativo de trânsito e navegação Waze divulgou o resultado da segunda edição do seu Índice de Satisfação Global do Motorista, que aponta quais são os melhores países e cidades do mundo para se dirigir. Para que uma localidade entre no índice, é preciso que ao menos 20 mil pessoas por mês utilizem o app de forma recorrente.
A avaliação leva em conta a experiência de usuários do Waze espalhados por 38 países, com base nos seguintes critérios: quantidade de tráfego, qualidade e infraestrutura rodoviária, segurança rodoviária, serviços ofertados aos motoristas ao longo das vias (como postos de gasolina), fator socioeconômico (fácil acesso aos veículos e variação no preço do combustível) e o wazeyness, que é o nível de satisfação da comunidade do Waze naquele determinado local.
Leia também: Dirigir em Curitiba é pior do que em São Paulo
Repetindo o resultado de 2015, quem encabeça o ranking é a Holanda, seguida pela França – novidade no top três deste ano – e pelos Estados Unidos. Em relação às cidades, o pódio é todo francês, com Valence, Tours e Le Mans nas três primeiras colocações, respectivamente. Já a lanterna dos países ficou com El Salvador e a das cidades coube a Cebu, nas Filipinas.
O Brasil aparece na 20.ª colocação, sendo que as melhores cidades são Volta Redonda (RJ), Sorocaba (SP) e Atibaia (SP). Curitiba aparece na 134ª colocação mundial, empatada com Cartagena, na Colômbia, e Kuantan, na Malásia. O resultado completo pode ser conferido em um site interativo.
Confira o top 10 dos países:
Confira o top 10 de cidades pelo mundo:
Confira o top 10 brasileiro:
Colaborou: Mariana Balan.