O Instituto Joanir Zonta realiza nesta quinta-feira (5) o primeiro Festival Gastronômico do Paraná. Valorizar as culturas que compõem a mesa do paranaense é o objetivo principal. Além disso, o festival tem um lado social e vai coroar a formatura de 35 alunos que fizeram cursos de panificação, padaria e cozinha. Homens e mulheres, de diferentes comunidades de Curitiba, estudaram ao longo de 124 horas as artes da culinária. Desses, oito já estão empregados nos supermercados da rede Condor, mantenedora do instituto. Outros dez já trabalham na área. O festival terá ainda um evento teatral, com a apresentação dos três pratos que serão servidos no jantar. Um deles é a paella. A ideia é contar a origem de comidas típicas da Itália e Espanha. Outras nacionalidades que compõem a imigração paranaense devem ser abordadas nos próximos anos. O evento tem o apoio do Ministério da Cultura.
Cozinha do dia-a-dia
O Sesi promove um curso gratuito sobre alimentação na próxima semana, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). A capacitação envolve o preparo de refeições saudáveis, nutritivas e de baixo custo. Os alunos aprendem como aproveitar melhor os alimentos e partes como caule, talos, folhas e sementes. Além disso há orientações sobre armazenamento, higienização e valor nutritivo dos alimentos. As inscrições são gratuitas. Quem não conseguir uma das 30 vagas, pode deixar o nome em uma lista de espera. O curso vai de 10 a 12 de fevereiro, e as aulas vão das 13h30 às 16h50. Inscrições devem ser feitas pelo telefone (41) 3271-9229. Mais informações em www.sesipr.org.br/cozinhabrasil.
Incubadora tecnológica
A Incubadora Tecnológica do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) está com inscrições abertas para o processo seletivo de 2015 até a próxima sexta-feira (6). Empresas e empreendedores podem concorrer a uma das 45 vagas nas três modalidades disponíveis: residente, não residente e residente coworking. No último caso, é possível compartilhar a infraestrutura da incubadora, além de manter uma sede em separado do negócio. As propostas podem ser apresentadas por pessoas físicas ou jurídicas. A incubadora têm sede na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e em Jacarezinho, no Norte Pioneiro. Mais informações pelo (41) 3316-3007.
Realeza carnavalesca
Divulgação/FCC
Curitiba e Antonina já têm sua realeza do carnaval definida. Na capital, o novo Rei Momo é Rubens Marques da Silva, e a passista da Imperatriz da Liberdade Rosângela Amaral Gonçalves será a rainha. As princesas Paula Carolina Mello Galvão e Mayara Eustachio Jorge completam o time (foto), que foi escolhido em festa na Sociedade 13 de Maio, na última sexta-feira (30). Já em Antonina, Airton Araújo, da escola FIlhos da Capela, será o rei pela 12ª vez consecutiva. Kassiane Martins de Andrade, da Leões de Ouro, será a rainha. Os dois recebem a chave da cidade do Litoral paranaense na sexta-feira de carnaval, 17 de fevereiro.
Mini Garibaldis no Batel
O grupo Garibaldis e Sacis fará um minibloco pré-carnavalesco no bairro do Batel, em Curitiba. Será na próxima quarta-feira (11), a partir das 17 horas, na esquina da Avenida Vicente Machado com a Rua Desembargador Motta. A ação faz parte do calendário artístico do Godiva Hair Design. Em janeiro, o salão colocou um espelho na calçada com a frase "descubra a beleza que está além do que você vê". A ideia é "aliar o conceito de beleza à arte" ao levá-la para a calçada, de forma gratuita para a população. Mais informações pelo www.facebook.com/godivahairdesign. Colaborou: Naiady Piva, especial para a Gazeta do Povo
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora