As operações realizadas pela Batalhão de Operações Especiais (Bope) para ocupar a Vila Cruzeiro, no Rio, viraram tema de golpe virtual. A discussão no Twitter levou termos como "BOPE" e "Vila Cruzeiro" aos Trending Topics. Criminosos postaram mensagens com esses termos prometendo uma "transmissão do Bope" para infectar os internautas que seguirem o link fornecido.
As mensagens estavam sendo enviadas repetidamente por volta das 19h30 desta sexta-feira (26) e usavam o site malicioso "0gl0bo". As hashtags #Rio, #globonews e #paznorio também estavam no tweet, demonstrando a intenção de atacar os internautas que acompanhavam essas tags.
Diogo Baptista, membro do grupo de análise de incidentes de segurança do site Linha Defensiva, informou ao G1 que o site já esta fora do ar. O ataque ocorria por meio da tecnologia Java, que permite a execução de programas com um único clique (navegadores atuais exigem pelo menos dois cliques para executar programas).
Temas populares na imprensa costumam se transformar em golpes virtuais. O mesmo aconteceu com a gripe suína, com o lançamento do iPad e outros temas. Algumas notícias usadas pelos criminosos são falsas ou distorcidas, como nesse caso.
Os golpes envolvendo as promoções e datas festivas no final de ano também tiveram início. Nesta sexta, uma fraude por e-mail dizia que o internauta ganhou um iPhone 4 de natal.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora