Gabriel Fernando da Silva, 8 anos, impressionou a equipe que trabalhava na Arena Itinerante da Gazeta do Povo, no último dia 25, em Pontal do Sul, no balneário de Santa Terezinha. Enquanto sua mãe e seus três irmãos brincavam no futebol de sabão, uma das atividades de recreação da Arena, o menino preferiu aproveitar o tempo para ler a Gazeta.
O hábito da leitura de jornal foi motivado pelo tio de Gabriel, que ficou responsável por ele nos dois anos em que sua mãe esteve na Espanha, procurando emprego, logo depois que o marido morreu. A rotina nessa época era diária. Todos os dias, na hora do Jornal Nacional, da Rede Globo, o garoto pegava a Gazeta que o tio João Luiz Marques da Cunha, 40 anos, assinava e devorava as notícias.
Gabriel conta que não tem uma editoria ou caderno preferido gosta de ler tudo. "Minha prima sempre lia sobre novelas, mas eu lia tudo", diz. A mãe Viviane Marques da Cunha, 33 anos, acredita que sua estada na Espanha também serviu para estimular o menino a buscar mais informações sobre outros países.
Para Gabriel, é importante que uma criança leia o jornal "para ter mais criatividade". "Tem bastante notícia e a gente aprende um monte de coisas", explica. A mãe, que voltou para o Brasil há sete meses, se sente orgulhosa. "Na escola a professora diz que ele é muito comunicativo e que se interessa pelas matérias, além de ter muito potencial", conta. A inclinação para ler o jornal pode ajudar Gabriel na profissão que ele escolheu. Ele quer ser jornalista. "Assim, já vou saber das notícias antes que todo mundo", diz.
EUA podem usar Moraes no banco dos réus como símbolo global contra censura
Ucrânia, Congo e Líbano: Brasil tem tropas treinadas para missões de paz, mas falta decisão política
Trump repete a propaganda de Putin sobre a Ucrânia
Quem é Alexandr Wang, filho de imigrantes chineses que quer ajudar os EUA a vencer a guerra da IA
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora