O Ministério da Saúde abriu 276 vagas distribuídas por 200 municípios para repor os profissionais que desistiram ou foram desligados do programa Mais Médicos. Há cidades de todas as unidades da federação, com exceção do Amapá.
Por estado, há mais vagas disponíveis no Ceará (47), São Paulo (34), Bahia (33), Minas Gerais (22) e Pernambuco (21). Distrito Federal, Piauí e Roraima, por outro lado, têm apenas uma vaga cada. Por cidade, destaca-se Fortaleza, com 11 vagas, seguida por Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana de Goiânia, que poderá receber seis médicos.
No estado do Rio de Janeiro, há dez vagas, das quais duas são em Nova Iguaçu. O restante está distribuído pelos municípios de Guapimirim, Itaperuna, Mesquita, Paracambi, São João de Meriti, Sapucaia, Natividade e São Sebastião do Alto.
Havia inicialmente 337 vagas disponíveis em 236 localidades, mas os gestores municipais manifestaram o interesse pela continuidade de 276 postos de trabalho. As vagas restantes estarão disponíveis nas próximas seleções.
Segundo o Ministério da Saúde, há ao todo 18.240 vagas no programa, entre preenchidas e não preenchidas. Os profissionais atendem 63 milhões de pessoas, que vivem em 4.058 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).
Os interessados em ocupar as 276 vagas disponíveis devem ter se formado no Brasil ou possuir diploma revalidado no país. Eles têm até o dia 19 de julho para fazer a inscrição. Em 20 e 21 de julho, os candidatos deverão indicar quatro cidades onde desejam trabalhar.
“Essa nova etapa do Mais Médicos dá uma nova oportunidade a esses municípios que, por algum motivo, precisavam repor o número de profissionais”, explicou, por meio da assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Hêider Pinto.
O ministério também divulgou que 2,7 milhões de pessoas atendidas pelo programa já recorreram ao Farmácia Popular, sendo que 1 milhão fizeram isso pela primeira vez. Os pacientes representam 11% dos atendidos pelo Farmácia Popular.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora