A partir desta segunda-feira (1º),e até o próximo dia 16, estão abertas as inscrições para a contração de professores temporários na rede estadual de ensino do Paraná por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS). A Secretaria de Estado da Educação (Seed) informa que não há um número exato de cargos a serem preenchidos. Segundo a pasta, as contratações serão feitas conforme a necessidade de cada região, “considerando o cenário de greve da categoria”. Não há taxa de inscrição.

CARREGANDO :)

Professores em greve protestam em frente à casa do deputado Alexandre Curi

Manifestantes tentam pressionar os parlamentares para que não aprovem a proposta de reajuste aos servidores oferecida pelo Executivo e encaminhada à Assembleia

Leia a matéria completa
Publicidade

A nova seleção formará cadastro de reserva. Por enquanto, ainda há remanescentes do processo seletivo anterior. Antes de chamar os PSS deste novo edital, a secretaria informa que irá esgotar todas as listas do processo seletivo anterior.

A publicação da classificação provisória será feita no dia 24 de junho. Já o prazo para recursos será nos dias 25 e 26 de junho. Após essa data será publicada a classificação final. O cadastro e as inscrições serão realizados no site do governo.

Serão selecionados profissionais para exercer as funções de professor, professor pedagogo e tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras). As contratações serão válidas para este ano. Podem participar candidatos com no mínimo 18 anos completos e no máximo 69 anos de idade.

Como funciona

Para ser chamado por meio do PSS, o candidato deve possuir escolaridade compatível com o cargo para o qual queira se inscrever. No caso de inscrição para professor, deve possuir curso superior de licenciatura. A classificação é gerada de acordo com a pontuação dos candidatos, que é obtida através dos títulos informados no momento da inscrição: escolaridade, tempo de serviço, pós-graduação, etc. O candidato que não comprovar a escolaridade será excluído do processo.

Publicidade

O processo consiste em análise de títulos, ou seja, não é realizada prova, a inscrição é feita exclusivamente via internet.