• Carregando...

O governo federal liberou nesta quarta-feira (11) R$ 3.135.270,83 ao governo do estado do Acre, conforme portaria publicada no “Diário Oficial da União”. As informações são da Agência Brasil.

A medida tem por finalidade auxiliar os governos locais na execução de ações de socorro e assistência à população e aos municípios que foram atingidos pela cheia do rio Acre.

O rio, que corta a capital Rio Branco, atingiu 18,4 metros na semana passada, ultrapassando os 17,66 metros registrados em 1997, até então seu maior nível.

A medida visa auxiliar os governos locais na execução de ações de socorro e assistência à população e aos municípios que foram atingidos pelas enchentes.

O município de Porto Acre foi autorizado a receber repasses para execução de obras e serviços para contenção de danos. A 60 km de Rio Branco, o município teve situação de emergência decretada no último dia 3. Para ações na região foram liberados R$ 185.970,50.

Após a cheia histórica, o rio começou a baixar nos últimos dias. Na última segunda (9), encontrava-se em 16,6 metros.

De acordo com a Defesa Civil, a situação melhorou nos últimos dias, mas as 10,6 mil pessoas (cerca de 3.000 famílias) que estão nos 31 abrigos montados pelo governo local só poderão voltar para casa depois que o rio baixar para 14 metros. Ainda não há previsão de quando isso ocorrerá.

Na semana passada, o governo federal decidiu antecipar benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) a moradores de Brasileia e Rio Branco. O pagamento corresponde ao valor de uma renda mensal a que o beneficiário tem direito, excetuado os casos de benefícios temporários.

Esse valor deverá ser ressarcido em até 36 parcelas mensais fixas, a partir do terceiro mês seguinte ao da antecipação -sem juros e por meio de descontos na renda que o beneficiário tem direito. Para solicitar o empréstimo, o beneficiário deve se identificar na própria rede ou correspondente bancário responsável pelo pagamento dos benefícios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]