Apesar da decisão dos estudantes do Colégio Estadual do Paraná (CEP) de manterem a ocupação, decidida em nova assembleia realizada na tarde deste sábado (29), o governo do estado disse que vai aguardar a desocupação voluntária da escolas até segunda-feira (31), conforme acordo firmado na sexta-feira (28) entre representantes do governo, estudantes e Ministério Público do Paraná (MP-PR).
De acordo com o procurador-geral do estado, Paulo Rosso, o Ministério Público e a Defensoria se comprometeram a convencer os estudantes das escolas ocupadas a deixá-las voluntariamente, sem precisar recorrer à reintegração. “Vamos aguardar o cumprimento do acordo. Até às 18 horas de segunda-feira, todas as escolas devem ser desocupadas. Se isso não ocorrer, vamos partir para a reintegração de posse e tomar as medidas legais, com responsabilização judicial dos líderes do movimento e, inclusive, dos pais desses estudantes”, disse Rosso.
Responsável por articular a construção do acordo junto ao governo do estado e aos estudantes, o Ministério Público do Paraná (MP-PR) disse que vai adotar a mesma postura do governo e aguardar até segunda-feira (31). Só então, dependendo dos acontecimentos, o MP vai se manifestar novamente.
Acordo
Pelo acordo firmado na sexta-feira (28), o estado vai adiar por dez dias o cumprimento da reintegração de posse do CEP, mas, em contrapartida, os alunos devem deixar as outras 24 escolas ocupadas que foram alvo de ordens judiciais de reintegração de posse na última quinta-feira (27) em Curitiba. Em algumas delas, os alunos já saíram de forma voluntária. Além do Cesmag, não há a confirmação exata de quantas escolas já teriam sido desocupadas.
Os estudantes do Colégio Estadual, que haviam rejeitado o acordo em assembleia realizada na madrugada deste sábado (29) e decidido deixar o prédio, voltaram atrás na tarde deste sábado e, em nova assembleia com colegas de outras escolas ocupadas, resolveram manter a ocupação. Além da permanência no prédio, os estudantes “conclamaram” estudantes do estado a manterem as ocupações existentes e ocuparem outras escolas.
Durante o pronunciamento, os estudantes do Colégio Estadual marcaram uma reunião com alunos das escolas ocupadas da Região Metropolitana de Curitiba para este domingo (30).
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião