SÃO PAULO E BRASÍLIA - Uma chuva de granizo atingiu Salto do Jacuí (RS) na noite de ontem e deixou ao menos 20 pessoas feridas, informou a Defesa Civil gaúcha. O temporal atingiu a cidade por volta das 19 horas e durou dez minutos. Segundo a Defesa Civil, durante o período, cerca de 2,2 mil casas tiveram os telhados danificados, deixando cerca de 500 pessoas desalojadas (na casa de parentes) e 100 desabrigadas (em abrigos públicos).

CARREGANDO :)

De acordo com a Defesa Civil, algumas dessas pessoas voltaram às casas ontem. Novo levantamento será divulgado hoje. As lavouras de soja e de milho do município também foram comprometidas. A chuva continuou na região durante toda a noite de quinta-feira e a madrugada de ontem.

Minas Gerais

Publicidade

Subiu para 25 o número de mortos causados pelas chuvas em Minas Gerais desde setembro do ano passado. De acordo com a Defesa Civil do estado, também cresceu o número de municípios em situação de emergência. Agora são 69.

O último boletim da Defesa Civil informa que deve diminuir o volume de chuvas no estado devido às áreas de instabilidade atmosférica terem sido enfraquecidas. No entanto, as altas temperaturas previstas para o fim de semana devem provocar pancadas de chuva nas regiões da Zona da Mata, uma das mais atingidas pelas cheias, e do Triângulo Mineiro.

Alerta

A Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, divulgou ontem alerta de chuva forte neste fim de semana em Minas e em outros 13 estados: Rio, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Acre, Rondônia, Pará, Amazonas e Tocantins. As informações são da Agência Brasil.

No Rio, áreas de instabilidade provocam pancadas de chuva, que poderão ser, em alguns momentos, de forte intensidade e acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de vento de 40 a 50 km/h.

Publicidade

A formação de nova frente fria provoca pancadas de chuva em boa parte do Sul do país. Há risco de temporais com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento de 50 a 80 km/h. Pode ocorrer queda de granizo localizado em Santa Catarina e no Paraná (especialmente Sudoeste, Centro e Leste).

Áreas de instabilidade provocam pancadas de chuva em boa parte de São Paulo. Em alguns momentos, a chuva poderá ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento de 40 a 60 km/h.

Para Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a previsão é de pancadas de chuva, por vezes de forte intensidade, acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento de 40 a 60 km/h. A previsão no Maranhão, Acre, Rondônia, Pará, Amazonas e Tocantins é de pancadas de chuva, em alguns momenos de forte intensidade e acompanhadas de descargas elétricas.