Devido à greve da Polícia Civil, que atinge quase a totalidade das delegacias, os cearenses não estão conseguindo registrar boletins de ocorrência (BOs) nem mesmo obter guias cadavéricas. Até o serviço eletrônico, via internet, foi interrompido nesta quinta-feira (5). De acordo com Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Ceará (Sinpoci), 40 das 50 delegacias do estado estão paradas. O Exército e a Força Nacional estão atuando apenas para salvaguardar o patrimônio público, evitando depredações, mas não podem substituir os policiais no serviço burocrático.
Na tarde desta quinta, o governador Cid Gomes se reuniu, no Palácio da Abolição, sede do governo cearense, com o comando da Força Nacional, do Exército e com a cúpula da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O grupo avalia contratar escrivães temporários. Uma alternativa seria o empréstimo de pessoal da Polícia Federal. A comerciante Solange Alves percorreu em vão sete delegacias na tentativa de conseguir uma guia cadavérico para liberar o corpo de um parente que estava no hospital Instituto Dr. José Frota. "O que fazer numa situação dessa? A família não tem condição de embalsamar o corpo", disse.
Embalados pelo motim dos policiais militares e bombeiros, que conseguiram ver atendida metade de suas reivindicações, os policiais civis do Ceará decidiram radicalizar e parar totalmente os serviços nas delegacias. A categoria reivindica reajuste salarial e luta para que os vencimentos sejam equivalentes a 60% do que ganha um delegado (R$ 8 mil).
- Policiais civis do Ceará entram em greve
- Acordo leva ao fim greve de PMs e bombeiros Ceará
- Depois de militares, Polícia Civil do Ceará anuncia greve
- MPF vai acompanhar exército e Força Nacional no CE
- Greve de PMs e bombeiros leva clima de tensão ao Ceará
- Tensão toma conta das principais cidades do Ceará
- Justiça determina fim da greve da PM no Ceará
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora