Um homem, duas mulheres e uma adolescente foram detidos na tarde desta segunda-feira (28) no bairro Batel, em Curitiba. Segundo a Polícia Militar (PM), há alguns dias o grupo agia em biarticulados da linha Santa Cândida/Capão Raso, cometendo uma série de furtos. "Eles são os chamados descuidistas. Ou seja, se aproveitavam da falta de atenção das pessoas para furtar", explicou a tenente Esperança Minerviera, relações públicas do 12º Batalhão da PM.
O ônibus foi abordado próximo ao cruzamento da Avenida Sete de Setembro com a Rua Pasteur. Segundo a tenente, o motorista e passageiros do biarticulado perceberam o golpe e fizeram sinais a uma viatura que passava pelo local. "Assim que os policiais entraram, os próprios passageiros apontaram para o grupo", explicou Esperança.
Com os suspeitos foram encontrados seis cartões de crédito e débito em nome de terceiros, cartões telefônicos e de transporte e R$ 30 em dinheiro. Segundo a polícia, pelo menos dez pessoas foram vítimas do grupo. Eles foram encaminhados ao 2º Distrito Policial (DP), no bairro Água Verde.
Falta de atenção
Segundo a relações públicas do 12º Batalhão, esse tipo de crime tende a aumentar no fim do ano e no início do mês. "É um período em que as pessoas andam com mais dinheiro", disse a tenente. Segundo a policial, o crime só ocorre porque as pessoas se distraem ao entrar nos ônibus. As principais vítimas são mulheres que carregam bolsas.
Segundo a tenente, o principal facilitador dos furtos é o posicionamento das bolsas, que devem ser mantidas sempre na parte da frente do corpo. "Na maior parte dos casos, a pessoa está falando ao telefone e nem vê que descuidista mexeu na bolsa", exemplifica. "As pessoas sempre devem estar atentas ao movimento ao redor e evitar falar ao celular ou usar aparelhos de música. Esses equipamentos tiram a atenção e tornam a pessoa uma vítima em potencial", ressalta.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora