Os guardas municipais de Curitiba encaminharam, na tarde desta quarta-feira (17), um ofício à Prefeitura, informando que a categoria deliberou, em assembleia, por entrar em greve por tempo indeterminado. A paralisação será iniciada à zero hora de segunda-feira (22) e o Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (Sismuc), que representa a categoria, se comprometeu a manter 30% do efetivo dos guardas nas ruas, conforme determina a legislação.
A Prefeitura estranhou o indicativo de greve, pois considera que apresentou proposta com ganhos reais aos guardas municipais. Até o final da tarde desta quarta-feira, por meio de sua assessoria de imprensa, a Prefeitura informou que ainda não havia recebido a notificação oficial sobre a greve e que aguardava o ofício para definir que providências serão tomadas.
Na quinta-feira (18), uma comissão do comando de greve deve percorrer os locais de trabalho dos guardas municipais, comunicando as deliberações da assembleia e convidando-os para aderir à paralisação. Também estão previstas ações para informar a população sobre a paralisação, como carreatas e panfletagem nas ruas do centro e a manutenção da vigília em frente ao prédio da Prefeitura.
A greve dos guardas municipais foi definida após uma assembleia realizada na sexta-feira (12), após a Prefeitura ter apresentado uma nova proposta, que considera "muito positiva, com 6% de ganhos reais", segundo a assessoria de imprensa. A oferta é de salário de R$ 1,3 mil, mais benefícios no plano de carreira.
Os guardas municipais, no entanto, reivindicam que o piso salarial seja fixado em R$ 1,3 mil, além da gratificação de risco de 50% sobre o salário base. O Sismuc garante que as exigências fazem parte de um acordo firmado com membros da administração municipal, em novembro do ano passado. No dia 1º de fevereiro, a categoria iniciou uma vigília, acampando em frente à prefeitura.
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Iraque pode permitir que homens se casem com meninas de nove anos
TV estatal russa exibe fotos de Melania Trump nua em horário nobre
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora