O Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (Sismuc) rejeitou a proposta de reajuste de 8% aos agentes da Guarda Municipal, feita pela prefeitura. O sindicato pede aumento de 88% e os grevistas decidiram propor um reajuste escalonado de 15%, 20% e 20%, mais a inflação do período e a criação de um plano de carreira. A reunião com o prefeito Beto Richa durou mais de duas horas.
"Avaliamos que a proposta oferecida é ruim. Estamos abertos ao diálogo, mas nessas condições não é possível fechar acordo. O fim da greve está nas mãos da Prefeitura", disse a secretária de assuntos jurídicos do Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (Sismuc), Irene Rodrigues.
A prefeitura argumenta que a proposta oferecida, somada à gratificação por risco que a categoria recebe, chegaria aos R$ 1,3 mil reivindicados pelos guardas municipais. O sindicato, no entanto, aponta que os trabalhadores querem piso salarial de R$ 1,3 mil, mais a gratificação.
Protesto
Hoje, a categoria fará concentração às 8 horas na Praça Tiradentes. Ontem, os guardas fizeram uma passeata, com faixas, cartazes e carro de som. De acordo com o sindicato, 900 guardas municipais participaram da manifestação e a adesão chega a 70% da categoria, mantendo o efetivo de 30% nos trabalhos, de acordo com o que determina a lei. A prefeitura, no entanto, aponta que 80% dos guardas não se apresentaram em seus postos de trabalho.
Explosões em Brasília reforçam tensão política e devem intensificar reação do STF
Barroso liga explosões no STF a atos de bolsonaristas e rechaça perdão pelo 8 de janeiro
Autor de explosões em Brasília anunciou atos nas redes sociais, se despediu e deixou recado à PF
Musk anuncia recrutamento de “superdotados” para o Departamento de Eficiência Governamental
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora