O Dia das Crianças chegou mais cedo para no Alto Tarumã, comunidade embrenhada entre o Centro de Pinhais e o Alphaville Graciosa, na Região Metropolitana de Curitiba. Na tarde deste sábado (11), a associação Mulheres em Ação promoveu sua tradicional festa para a comunidade, com direito a doação de brinquedos e um bolo gigante.
O Programa de Voluntariado Paranaense (Provopar) doou 500 brinquedos, e as comidas, cama elástica e piscina de bolinhas foram pagos com doação. A festividade ocorre há 11 anos em um barracão construído para o projeto "Meninos do Vime" que foi cedido ao grupo.
A coordenadora do Mulheres em Ação, Vaneli de Fátima Meneghini, conta que "a gente fazia festinha na rua e o curso [de alfabetização de adultos] em uma capelinha, pequena, aí pedimos para usar aqui". O local foi limpo e é mantido pela comunidade, que ali instalou uma biblioteca com livros usados, além de promover festas para as crianças e no Natal, oferecer curso de artesanato e palestras em datas comemorativas, como o Dia das Mães e das mulheres.
Próximo dali, no Jardim Jerivá, a mãe do conselheiro tutelar Geovan da Silva, morto há duas semanas por uma pneumonia, promoveu uma festa para as crianças da rua. A festa era promovida anualmente por Silva, que também dava aulas na rede estadual de ensino.
Confira fotos da festa