Moradores de Maringá, no Noroeste do Paraná, prejudicados pelos problemas no abastecimento de água desde o dia 12, terão um desconto de 20% na tarifa de água e esgoto. A medida, anunciada pelo governador Beto Richa ( PSDB) nesta terça-feira (19), é uma forma de compensar a população desabastecida desde que as fortes chuvas que atingiram a região danificaram os equipamentos de captação e distribuição de água.
Aproximadamente 350 mil moradores da Cidade Canção estão há mais uma semana com o fornecimento de água comprometido. Na madrugada da última segunda-feira (11), o Rio Pirapó, que abastece o município, subiu 8 metros por causa das fortes chuvas que atingiram a região, e inundou a estação de captação de água da Sanepar.
Pelo menos 85% dos maringaenses ficaram mais cinco dias sem água, segundo a companhia. Os equipamentos precisaram ser consertados em Londrina e o abastecimento só começou a ser restabelecido no sábado (16) em forma de rodízio.No entanto, na tarde desta terça-feira (19), pelo menos 10% da população ainda continuavam sem água nas torneiras. Em alguns bairros, moradores afirmam que não foram contemplados pelo rodízio e nenhum momento e já completam uma semana desabastecidos.
“A cada dia eles [Sanepar] dão um novo prazo pra arrumar tudo e nada. Faz uma semana que estou comprando água para beber, comer e dar banho no meu filho de 2 anos. Depois que cortaram o abastecimento, não caiu uma gota sequer das torneiras. Quero ver quem vai pagar esta conta”, pergunta Maria Santina Spindola, moradora do Jardim Monções.
“Na minha casa a água voltou ontem o início da noite. Não deu tempo de encher a caixa d’ água porque não tinha pressão e em menos de duas horas depois a torneira estava vazia novamente. Um absurdo, descaso com a população”, queixa-se Fernando Palhano, morador do Jardim Imperial II.
Segundo a Sanepar, o restabelecimento total do serviço deve ser feito somente no dia 21.
Quem terá direito ao desconto?
De acordo com a Sanepar, em Maringá, o desconto de 20% será válido para todos os clientes, independente do consumo registrado. Como a leitura já foi feita em algumas regiões da cidade, os consumidores que não recebem o desconto nessa fatura devem receber na próxima.
Três municípios do Paraná ainda seguem com problemas no abastecimento de água
Leia a matéria completaO desconto será aplicado também para moradores de Londrina, dos distritos de Guaravera e Guairacá, Cambé, Apucarana, Arapongas, Rolândia, Nova Esperança e Wenceslau Braz – porém, nessas cidades o desconto será proporcional aos dias parados e beneficiará somente a população afetada pela falta d’ água.
Acompanhamento
Na última sexta-feira (15), o Ministério Público do Paraná (MP-PR) solicitou à Sanepar e à prefeitura de Maringá informações sobre quais medidas seriam adotadas para a medição de consumo de janeiro devido aos dias em que o abastecimento ficou suspenso. No documento, o órgão ainda pede que se observe a suposta presença de fluxo de ar na tubulação que possa vir a interferir nos registros dos hidrômetros e que seja criado um plano de contingenciamento de emergência para que situações como essa não voltem a acontecer.
Para assegurar que a medição do consumo seja feita de forma justa, o MP-PR deve se reunir com a prefeitura de Maringá e com a Sanepar para buscar a realização de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora