Pode voltar a chover forte em Belo Horizonte nesta quarta-feira (24). A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil comunicou alerta de possibilidade de novos temporais na capital mineira e regiões do entorno. Nesta terça-feira (23), um temporal que durou nove horas provocou uma morte em BH. A região nordeste foi a mais atingida da cidade.

CARREGANDO :)

Ainda segundo a Defesa Civil, há risco de chuva forte nas regiões do Vale do Aço, Rio Doce e leste de Minas Gerais, nesta quarta-feira (24). Nas regiões sul, Campo das Vertentes, Zona da Mata, central e Região Metropolitana também deve chover até quinta-feira (25).

Segundo o serviço de meteorologia da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a partir de sábado (27), as chuvas vão se concentrar na região norte e Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Na região centro-sul, a probabilidade de chuva é pequena para o fim de semana.

Publicidade

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o temporal que atingiu Belo Horizonte nesta terça-feira (23) foi provocado por um tipo de nuvem que se forma pela mistura do calor, da umidade e de correntes de ar. A nuvem atinge até 12 quilômetros de altura, onde a temperatura pode chegar a 40º C negativos e favorece a formação de granizo, raios e ventania. Ainda segundo o instituto, até a próxima segunda-feira, pode chover o equivalente a 12 dias no leste de Minas Gerais.

Entre as 23h desta segunda-feira (22) e às 8h desta terça-feira (23), choveu mais da metade do esperado para o mês de novembro em Belo Horizonte, segundo o meteorologista Arthur Chaves, da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig),. Ainda conforme o especialista, durante estas nove horas choveu cerca de 140 milímetros na capital. A média de chuvas esperada para novembro em BH é de 241 milímetros.

Morte e desabamento em Belo Horizonte

Uma pessoa morreu por causa das fortes chuvas na madrugada desta terça-feira (23), na Região Metropolitana de Belo Horizonte. As informações são da Polícia Militar (PM). Ainda segundo a corporação, o corpo do homem foi encontrado às margens do córrego do Onça, na altura da Rua Cinquenta, no bairro Ouro Minas, na região da Pampulha.

Os bombeiros retiraram o corpo do córrego e informaram que o homem teria morrido afogado. De acordo com informações Batalhão de Trânsito de Belo Horizonte, vários pontos da cidade ficaram alagados. Na capital, a Avenida Cristiano Machado, na região nordeste, foi um dos principais pontos de enchente. No local, cerca de 40 pessoas ficaram ilhadas em cima de um ônibus de viagem.

Publicidade

Já na região da Pampulha, também em BH, uma criança e dois adultos ficaram feridos depois que um barranco cedeu na manhã desta terça-feira (23) e atingiu uma casa no bairro Ouro Preto. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e levadas para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, na capital.

Segundo a assessoria do hospital, nenhuma das vítimas sofreu fraturas. O estado de saúde delas é estável. Ainda de acordo com a assessoria, os três passaram por exames e devem ter alta nesta quarta-feira (23).

De acordo com o meteorologista Arthur Chaves, da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), entre as 23h desta segunda-feira (22) e às 8h desta terça-feira (23) choveu mais da metade do esperado para o mês de novembro em Belo Horizonte. Ainda segundo o especialista, durante estas nove horas choveu cerca de 140 milímetros na capital. A média de chuvas esperada para novembro em BH é de 241 milímetros.