Depois de serem reprovados no teste do bafômetro, os motoristas alcoolizados recebem a notificação da multa e têm a carteira de habilitação recolhida pelos fiscais. O documento, no entanto, pode ser recuperado no primeiro dia útil, após a apreensão.
No carnaval, o vigilante Francisco de Almeida Neto teve a habilitação apreendida, mas logo no primeiro dia útil depois de ser parado na blitz, ele já estava, de novo, com o documento. Ele recebeu dos próprios fiscais a orientação sobre como recuperar a carteira. "Ela só falou para pegar no Departamento Estadual de Trânsito e apresentar a identidade", diz.
O Detran do Ceará declara que o documento é devolvido logo porque, por lei, o motorista só pode realmente perder a carteira quando todas as possibilidades de defesa se esgotam. E, isso, leva tempo.
Depois que a carteira de habilitação é recuperada começa um longo processo que passa por duas instâncias: a Junta de Recursos e o Conselho Estadual de Trânsito. De seis a oito meses depois, se o motorista perder o processo, ele é notificado sobre a suspensão da carteira por um ano. Nesse caso, o documento deve ser devolvido, pelo próprio condutor, ao Detran.
Desde que a lei seca entrou em vigor, há pouco mais de um ano, dos 8 mil motoristas flagrados pela fiscalização no Ceará, só 576 receberam a notificação para devolver a carteira. Até agora, nenhum desses cumpriu a ordem.
O procurador jurídico do Detran admite que a demora entre o flagrante na blitz e a suspensão do documento pode gerar uma sensação de impunidade."Na hora que o órgão de trânsito flagra o cidadão na situação de embriaguez e ele passa de seis meses até oito meses ainda podendo dirigir, isso pode gerar uma ligeira desacreditação da lei e dos procedimentos", diz Igor Ponte.
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Premiê de Assad concorda em entregar poder a rebeldes da Síria
EUA alertam que Estado Islâmico pode tentar “tirar vantagem” da situação na Síria
Segurança pública de São Paulo enaltece recorde histórico de redução de crimes
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora