Um homem flagrado ao transportar quase 480 quilos de maconha em um carro da prefeitura de Cascavel em 2011 foi preso na manhã desta terça-feira (16) pela Polícia Federal (PF). João Caetano Araújo dirigia um carro da Secretaria de Ação Social da cidade do Oeste do Paraná na BR-277, em Balsa Nova, quando foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) com a droga. Ele foi demitido dois meses depois do caso.
O mandado de prisão contra ele é temporário e tem validade de 30 dias, sendo possível a prorrogação por mais 30, caso a Justiça julgue necessário. O pedido foi expedido pela Vara Criminal de Campo Largo e faz parte do inquérito da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. O motivo da prisão não foi esclarecido pela PF.
Segundo informações divulgadas pela PRF na época, o automóvel foi abordado numa fiscalização de rotina, mas o motorista não obedeceu a ordem de parada. Ele teria fugido por aproximadamente cinco quilômetros e abandonado o carro em um posto de combustíveis. Na época, o rapaz não foi detido.
As investigações apontam que um circuito interno de tevê registrou Araújo deixando o pátio da prefeitura, dirigindo o automóvel, as 9h15 do dia 18 de dezembro de 2011. Cerca de 15 minutos depois, ele abasteceu o veículo no posto que fornece combustíveis à prefeitura e não mais foi visto.
A polícia relata que o servidor não usou a chave original e nem a reserva para deixar o pátio, o que dificultou detectar o problema. Uma das chaves foi encontrada no setor de controle de frota da Secretaria de Ação Social e a outra na Divisão de Gerenciamento da Frota nos dois lugares em que ficavam as cópias normalmente. Por isso, não foi possível detectar a ausência do veículo no final do expediente do dia do desaparecimento, apenas no dia seguinte.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora