A grande vencedora do carnaval de Curitiba deste ano foi a escola Acadêmicos da Realeza, com o enredo "Do Alto da Glória ... Para 100 anos de História", que homenageou o centenário do Coxa. Em segundo e terceiro lugar ficaram as escolas Embaixadores da Alegria e Leões da Mocidade. No grupo de acesso, quem ganhou foi a Unidos do Bairro Alto. O nome da escola campeã foi divulgado no fim da tarde deste domingo (22).
"Ganhou a escola que conseguiu levar para a passarela seu melhor trabalho", disse o presidente da Comissão, Jaciel Teixeira. A escola, que levou o bicampeonato neste domingo, tem 13 anos de existência e esta é a sétima vez que conquista o título de campeã.
A festa curitibana começou sábado à noite com o desfile das escolas de samba na Cândido de Abreu. Os desfiles iniciaram com atraso por causa da forte chuva. Mesmo assim, cerca de 10 mil pessoas prestigiaram o evento. O primeiro bloco, Afoxé, estava previsto para entrar na avenida às 18h30, mas teve demora de quase uma hora. A chuva também danificou alguns instrumentos do grupo. O bloco Rancho das Flores, composto por 400 integrantes, não desfilou em função do mau tempo.
A primeira a desfilar foi a Unidos de Pinhais, com um enredo que homenageou o centenário do compositor Cartola, comemorado ano passado. Apesar disso, foi desclassificada por entrar com um número de integrantes menor que o previsto pelo regulamento, 160. A escola Os Internautas lembrou os palhaços e os antigos carnavais. A vencedora do grupo de acesso, Unidos do Bairro Alto Alto, trouxe o tema da reciclagem para a avenida.
Os integrantes da Leões da Mocidade, primeira do grupo especial a desfilar, animaram a arquibancada cantando o Nordeste brasileiro e uma homenagem a Padre Cícero. Em seguida veio a Embaixadores da Alegria, com um enredo sobre o beijo, e por último a Acadêmicos da Realeza.
Cada escola do grupo especial recebeu da prefeitura R$ 25 mil para o desfile. O grupo de acesso R$ 18 mil. A expectativa da Fundação Cultural de Curitiba era ampliar o público, mas, em função da chuva, o número de participantes foi menor do que o ano passado, cerca de 10 mil pessoas.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora