O horário brasileiro de verão 2014/2015 começa no próximo dia 19 de outubro dia em que os relógios terão de ser adiantados em uma hora, a partir da meia-noite. Adotada por dez estados do país, todos entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a medida é estabelecida para economizar energia no horário de maior consumo, entre as 18h e as 21 horas.
De acordo com a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), ainda não há uma previsão de qual será a redução na demanda de energia no estado nesta época do ano, mas, de acordo com o Ministério de Minas e Energia, a média de contenção de consumo nos locais que adotam a medida é de aproximadamente 5%.
Instituído em 1931, o horário de verão ajuda a aproveitar melhor a luminosidade natural do dia e reduzir o consumo de energia, que cresce naturalmente por causa do calor e do aumento da produção industrial às vésperas do Natal. Com a diminuição da demanda, que "desafoga" o horário de pico do consumo de luz, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser diminuído, reduzindo também o custo da geração de eletricidade.
Segundo informações divulgadas pelo Ministério de Minas e Energia, as análises sobre os benefícios do horário de verão também demonstram que a redução da demanda de ponta tem evitado novos investimentos, da ordem de R$ 2 bilhões por ano, na construção de usinas geradoras de energia.
Horário acaba dia 22 de fevereiro
Pelo decreto que instituiu o horário de verão, a medida deve ser iniciada sempre no terceiro domingo de outubro e encerrada no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. Mas, no ano em que houver coincidência com o domingo de carnaval, o fim do horário de verão deve ser no domingo seguinte. Como em 2015 o carnaval será no dia 17 de fevereiro, o horário de verão deverá acabar no dia 22 de fevereiro. O objetivo é evitar que, em meio a um feriado, alguns esqueçam de ajustar os relógios.