O Hospital de Clínicas (HC) de Curitiba informou nesta terça-feira (15) que fechou 94 leitos da instituição devido à falta de funcionários. O número corresponde a aproximadamente 20% dos leitos ativos da entidade ligada à Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente estão ativas 457 vagas de internação. Segundo o reitor da UFPR, Zaki Akel, os cortes não afetarão os serviços de urgência e emergência.
A medida foi tomada em virtude de uma decisão da Justiça do Trabalho, que determinou que a instituição redimensione as escalas de trabalho dos servidores e proíba a realização de horas-extras. Para tentar impedir o fechamento das vagas, a UFPR e o HC propuseram à Justiça e ao Ministério Público do Trabalho (MPT) um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). O termo foi aceito, conforme explicou o diretor do HC Flavio Tomasich, e deu prazo de um ano para que a medida seja cumprida.
Porém, durante este período o hospital fica sujeito a novas autuações do MPT. "A gente não pode ser multado, mas continuaríamos ilegais", afirma Tomasich. Por conta disso, foi realizado um remanejamento nas escalas de trabalho, culminando com o fechamento dos 94 leitos.