Uma prática que está se repetindo neste fim de ano coloca os hotéis em estado de alerta. Bandidos se passam por hóspedes para cometer furtos e arrombar quartos. A polícia pretende fechar o cerco a um homem que, no fim de novembro, cometeu crimes em dois hotéis do Centro de Curitiba.
Nesta quinta-feira (9), a Delegacia de Furtos e Roubos (DFR) divulgou novas gravações de câmeras de segurança. Desta vez, as imagens mostram um homem suspeito de arrombado um apartamento do Hotel Del Rey, em Curitiba. As características dele são semelhantes as do autor de um furto ocorrido no dia 18 de novembro, em outro hotel do Centro.
As novas imagens revelam que às 7h31 do dia 24 de novembro, o suspeito se junta a um grupo de hóspedes na entrada do estabelecimento. Se passando por um deles, ele passa pela recepção e pelo saguão e sobe por uma escada que dá acesso aos quartos. Segundo a DFR, no mesmo dia, o apartamento de um funcionário de uma autarquia federal foi arrombado. O bandido levou a mala da vítima e um envelope com processos da instituição.
Segundo o delegado Vinícius Martins, as imagens foram enviadas à polícia pela vítima. O funcionário federal havia solicitado as gravações ao hotel e se espantou quando viu que as características do suspeito eram muito parecidas com as de um homem mostrado em reportagem da Gazeta do Povo, sobre um golpe semelhante. "A própria vítima observou que os dois homens são muito parecidos e que até a bolsa que carregam são iguais. Para a polícia, trata-se da mesma pessoa", disse o delegado.
A polícia trabalha para identificar o suspeito. Segundo a DFR, o homem retratado nas imagens seria um boliviano, que está aplicando golpes semelhantes em hotéis da região central. Denúncias anônimas podem ser repassadas à especializada pelo telefone (41) 3218-6100.
Outro caso
O outro caso ocorreu no dia 18 de novembro, quando um homem entra no saguão do Hotel Slaviero, se passando por hóspede, e leva duas valises que dois clientes do estabelecimento haviam deixado ao lado do saguão.
A polícia aponta que esta modalidade de crime tende a aumentar nesta época do ano, em função da maior movimentação nos hotéis. "As recomendações são básicas: que os hóspedes estejam atentos à sua bagagem, sobretudo durante as refeições e durante o procedimento de check-out", orienta Martins.