• Carregando...
Manifestantes deitaram de mãos dadas no calçadão por cerca de meia hora | LUISA DE PAOLA/ AFP PHOTO
Manifestantes deitaram de mãos dadas no calçadão por cerca de meia hora| Foto: LUISA DE PAOLA/ AFP PHOTO

Com o propósito de facilitar a atuação dos guias brasileiros e qualificá-los, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), responsável pela administração do Parque Nacional do Iguaçu, irá oferecer um curso para a categoria.

A iniciativa está afinada com a nova exigência do Ibama, na qual todos os veículos que entrarem no Parque Nacional terão de estar acompanhados por um guia. Atualmente, os próprios motoristas acabam fazendo o papel de guia, em alguns casos. A medida atende a uma portaria do Ministério do Turismo prevista para ser promulgada em breve.

Por meio do curso, a ser realizado em parceria com outras instituições incluindo a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), os guias terão a oportunidade de reciclar os conhecimentos e receber informações detalhadas a respeito da fauna, flora, projetos e história do Parque Nacional do Iguaçu. O Ibama está buscando junto ao Ministério do Turismo apoio para a certificação do curso.

Em contrapartida, o Ibama exige do sindicato a retirada dos guias no centro de visitantes do parque, local de recepção dos turistas. Lá eles costumam vender pacotes e ingressos de passeios aos turistas.

A medida agradou a guia Camila Tatiane dos Reis, 24 anos. Segundo ela, que costumar atender grupos de chilenos, uruguaios e argentinos nas cataratas brasileiras, o curso irá aprimorar o conhecimento dos profissionais. (DP)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]