Começo esta coluna me desculpando pelo erro cometido na anterior ("Vida breve a paralímpico?"), em que afirmei que a palavra "imexível" não estava registrada nos dicionários. O Aulete é um excelente dicionário e, sim, registra o adjetivo nestes termos: "Em que não se pode mexer; inalterável; inatacável; intocável". Eis um exemplo de uso, também fornecido pelo dicionário: "Magri diz que direito de greve é imexível." Dois antônimos de "imexível": alterável e mexível. O dicionário Houaiss também registra a palavra.
Ironicamente, há uns dois meses, foi essa definição dada pelo Aulete que passei a uma leitora que desejava saber sobre a existência da palavra, ou melhor, de seu registro. Na segunda pela manhã, lá estava o e-mail dela me alertando sobre o lapso absurdo. Recebi outros, como o do escritor e jornalista Ivo Pegoraro, diretor de Redação do Jornal de Beltrão. Obrigado a todos pelo alerta e peço que continuem atentos. Quem escreve em jornais (não só em jornais, é claro) não tem salvo-conduto para falar besteiras.
Tentarei fazer uma limonada desse meu limão, em resposta a um leitor sobre minha afirmação de que a palavra "imexível" é bem formada se analisada pelo aspecto linguístico e não ideológico.
É arriscado afirmar que tenha sido o ex-ministro Magri a primeira pessoa a usar "imexível"; talvez ele não seja o criador, mas certamente é o autor. O importante é que a palavra obedece a um paradigma de criação de adjetivos extremamente produtivo em nossa língua. Os sinônimos dados pelo Aulete são esclarecedores: inalterável, inatacável, intocável, donde: imexível. Há muitas centenas de adjetivos produzidos dentro desse modelo.
Acontece que "imexível", e aqui temos o aspecto ideológico, de valor, ganhou vida na boca de um ex-sindicalista e, na época, ministro do Trabalho do governo Collor. A palavra, tão brasileira, está contaminada pelo contexto. Ao contrário da inglesa "impeachment".
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora