• Carregando...

Entre janeiro e junho deste ano, 261 ciclistas se envolveram em acidentes, segundo dados do Batalhão de Polícia de Trânsito de Curitiba (BPTran). Esses números não refletem com exatidão a violência do trânsito, pois a maioria não é notificada. "O ciclista precisa saber que está em via pública, que é um veículo, e precisa respeitar todas as leis de trânsito", alerta a aspirante Michelle Giovanella, do setor de Comunicação Social do BPTran. Quem pedala precisa estar atento a ultrapassagens, aos cruzamentos e andar próximo ao meio-fio. O uso de equipamentos de segurança também é importante, como capacetes e faixas reflexivas.

Muitos acidentes ocorrem em cruzamentos, por desrespeito ao sinal vermelho. O atropelamento de pedestres também é comum. Muitas vezes, o ciclista está na contramão e o pedestre não olha na direção oposta ao tráfego.

O trânsito nas canaletas do ônibus biarticulado é outro risco. A legislação municipal proíbe a circulação de bicicletas nas vias para evitar acidentes. Entretanto, os ciclistas invadem as canaletas durante todo o dia. Uma das justificativas para a infração é a falta de ciclovias. Porém, não é aplicada nenhuma penalidade aos infratores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]