• Carregando...
Veja a lista completa dos medicamentos com desconto |
Veja a lista completa dos medicamentos com desconto| Foto:

O Hospital Regional do Noroeste, em Paranavaí, foi inaugurando há um ano, mas ainda não está funcionando. O prédio, que custou R$ 8 milhões aos cofres públicos, teria 76 leitos, destes 10 para Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No centro cirúrgico, os equipamentos estão amontoados e juntando poeira.

O hospital ainda não ficou pronto devido a problemas nos encanamentos. O erro começou na construção e se repetiu mais duas vezes. Alas inteiras tiveram que ser quebradas e o serviço refeito. Os canos de cobre colocados no prédio não suportaram a pressão do oxigênio e do ar comprimido, necessário nas cirurgias. A empresa que ganhou a licitação trocou o encanamento, mas uma fiscalização dos engenheiros da Secretaria Estadual de Saúde não aprovou o material, que teve de ser trocado mais uma vez.

A Santa Casa, que fica ao lado, transferiu, recentemente, 30 pacientes para o prédio do hospital ainda em obras. Mesmo assim, a fila de pacientes que esperam por um internamento ainda é grande. A Santa Casa é o único hospital que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. Hoje não há vagas, todos os 150 leitos da unidade estão ocupados.

O presidente da Santa Casa, Renato Guimarães, disse em entrevista ao ParanáTV, que o hospital não tem capacidade para atender Paranavaí e mais 28 municípios da região. Com o hospital superlotado, os pacientes buscam o Pronto Atendimento (PA), porém, a situação não é diferente. Faltam médicos; pacientes passam a noite no corredor e o ambulatório foi transformado em leitos improvisados.

A Secretaria Estadual de Saúde não está pagando a reforma. A empresa que ganhou a licitação foi obrigada na justiça a pagar pela obra. Não há previsão de quando o hospital regional abrirá as portas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]