Um incêndio de grandes proporções atingiu, nesta quarta-feira (6), a Estação de Tratamento de Óleo e Transformadores da Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco), no Recife. Doze caminhões do Corpo de Bombeiros de Pernambuco trabalharam no combate ao fogo, que foi apagado por volta de 15h. Ninguém ficou ferido.

CARREGANDO :)

A área atingida é responsável pelo tratamento do óleo utilizado como isolante elétrico dos transformadores nas 120 subestações da Chesf. Às 10h, quando o fogo começou, havia 150 mil litros do combustível divididos nos 14 tanques da estação e 40 pessoas trabalhando no local.

A estatal, que em 2012 investiu R$ 1 milhão na modernização da estação, estima um prejuízo de R$ 3 milhões, incluindo prédios e equipamentos. Em entrevista à imprensa, José Carlos Miranda Farias, presidente da Chesf, disse que apesar da crise a companhia tem capacidade financeira para recuperar a área, que inclui oficinas de reparos e laboratórios.

Publicidade

Farias disse que é cedo para apontar a causa do incêndio. “Um curto-circuito, uma fagulha causada por alguma falha humana durante o processo podem ter sido a causa, mas é cedo para especular. Quando o fogo for controlado começaremos a investigar e a levantar os reais prejuízos”, afirmou.

A Estação de Tratamento de Óleo e Transformadores da Chesf fica a 150 metros da Subestação Bongi, responsável pelo abastecimento de energia no centro e nas zonas oeste e sul do Recife. O fornecimento de energia não foi afetado.

“As outras subestações também não serão prejudicadas. O óleo que era direcionado para cá será tratado em estações menores e, em alguns casos, usaremos as [estações] móveis”, afirmou o presidente da Chesf.

Além de uma nuvem de fumaça que foi vista de diversos bairros da capital pernambucana, moradores próximos à Chesf relataram ter ouvido explosões. Ruas próximas da estação foram interditadas por agentes de trânsito do Recife.

O Corpo de Bombeiros utilizou 120 mil litros de água e 12 veículos para apagar o incêndio.

Publicidade