Com umidade relativa do ar abaixo de 14%, o Distrito Federal registra nesta quinta-feira (8) 42 focos de incêndio, três de grande extensão. Por causa da fumaça, o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek poderá ter a operação suspensa nas próximas horas.
"Estamos tendo um dia terrível. A situação é crítica próxima ao aeroporto, se o vento mudar e atrapalhar a visibilidade, a operação poderá ser paralisada", informou o coronel Guedes, da Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) do Corpo de Bombeiros do DF. Dez carros de combate ao fogo e uma aeronave estão na área tentando controlar o incêndio que destrói uma área de Cerrado na cabeceira da pista.
Os outros incêndios de grandes proporções atingem duas das mais importantes unidades de conservação ambiental da capital do país: a Estação Ecológico Jardim Botânico e a Floresta Nacional de Brasília, que abriga um centro de triagem de animais silvestres.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, 200 homens estão atuando no combate aos incêndios, com apoio de carros que, normalmente, são usados apenas em ações urbanas.
De acordo com a Defesa Civil do DF, há 90 dias não chove na capital do país e a umidade da relativa do ar tem atingido níveis muito baixos nas últimas semanas.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora