Os colégios federais – ligados ao Exército ou às universidades – correspondem a 77 das 100 melhores escolas públicas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. A lista considera a média das provas objetivas – Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. É possível verificar apenas a nota média em cada uma das quatro provas objetivas e da Redação. O governo federal não divulga a média geral do Enem por escola.
No topo da lista, está o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), no câmpus de Vitória. Outras nove unidades da instituição capixaba, espalhadas pelo interior do estado, também aparecem no top 100. Os dados do Enem por escola foram divulgados nesta quarta-feira (5) pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável por aplicar a prova, e tabulados pela reportagem. Foram divulgados os resultados de 10.615 escolas, onde quase 1,296 milhão de estudantes fizeram a prova no ano passado.
Todas as 23 escolas do top 100 que não pertencem à rede federal são paulistas: na maioria, escolas técnicas (Etecs) ou colégios de aplicação ligados a universidades estaduais. A exceção é um colégio técnico municipal, de Paulínia. A paulista melhor colocada foi a Escola Técnica Estadual de São Paulo (Etesp), na Luz, no centro da capital.
Dos 100 colégios públicos com melhor média nas provas objetivas no país, praticamente todos são de nível socioeconômico alto ou muito alto, de acordo com os parâmetros do próprio Inep. Apenas cinco unidades têm nível classificado como intermediário (médio alto) e uma não tem informações socioeconômicas cadastradas.
A escola pública de melhor desempenho na redação do Enem do ano passado foi o Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). A unidade ficou em oitavo lugar. Outras três públicas – todas federais – aparecem no ranking das 100 melhores.
Reflexões
Segundo o Inep, os resultados do Enem auxiliam estudantes, pais, professores, diretores das escolas e gestores educacionais nas reflexões sobre o aprendizado dos estudantes no ensino médio, podendo servir como subsídio para o estabelecimento de estratégias em favor da melhoria da qualidade da educação. Quando disponibilizadas por escola, as notas médias possibilitam a análise pela comunidade escolar e pelas famílias, para que se percebam os avanços e desafios a serem enfrentados.