O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para o risco de tempestades fortes, com possibilidade de granizo, nos três estados do Sul do Brasil nesta quarta-feira (9). O alerta inclui o estado do Paraná quase que por inteiro, em especial em Curitiba, região metropolitana e litoral. A Defesa Civil também emitiu um comunicado de atenção para todas as regionais do estado.
No comunicado, o Inmet chega a dar orientações para amenizar o efeito da tempestade. Entre os possíveis estragos causado pela forte chuva prevista, estão “quebra de vidros, estragos consideráveis, risco de queda de galhos de árvores, alagamentos, incidência de descargas elétricas e granizo”. O alerta abrange uma área que vai de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, até Londrina, no Norte do Paraná. Apenas o litoral de Santa Catarina está fora do mapa da tempestade.
Curitiba e região metropolitana aparecem como uma possível área da tempestade, que pode ter ventos de até 99 km/h. O nível de chuva pode variar entre 30 e 60 mm de acordo com o alerta. A Defesa Civil informa que não há previsão específica de ressaca para o litoral, mas que a região também está em estado de alerta.
Segundo o meteorologista do Simepar Samuel Braun, as chuvas desta quarta são resultado de um sistema de baixa pressão que se organizou entre a Argentina e o Paraguai. A precipitação deve começar logo pela manhã no oeste do estado. Ao longo do dia, o sistema de baixa pressão deve seguir em direção à Curitiba e litoral.
De acordo com Braun, a umidade que se concentra na capital, reunida com o abafamento dos últimos dias pode trazer risco de temporais. “A umidade está maior do que no começo da semana e, combinada com as temperaturas mais altas podem causar tempestades”, afirmou.
Instituto Nacional de Meteorologia emite alerta de tempestades no sul do país.
Temperaturas
Apesar da grande quantidade de chuva, as temperaturas não devem baixar muito. Em Curitiba, a mínima para é de 16°C e a máxima fica nos 25°C. Em Paranaguá, no litoral, a máxima chega aos 30°C . Nas principais cidades do Norte e Noroeste as temperaturas máximas são ainda mais altas: em Paranavaí e Maringá a máxima é de 31°C e em Jacarezinho deve fazer 32°C nesta quarta.
Barroso vota por manter exigência de decisão judicial para responsabilizar redes por ofensas
Congresso fecha lista do “imposto do pecado”; veja o que terá sobretaxa e o que escapou
Como funciona a “previdência militar” que o Congresso vai rever
Congresso aprova LDO e permite governo suspender emendas que descumprirem regras
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora